O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou haver na Festa do Tabuleiros, em Tomar, componentes de história, tradição e juventude que justificam a candidatura a Património da Humanidade.

Na sua primeira visita, como presidente, à Festa dos Tabuleiros, em Tomar, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter sentido “história, tradição e juventude” no cortejo que considera ter “muito passado e muito futuro.

O presidente efectuou no domingo, 7 de Julho, uma visita surpresa ao último dia dos festejos, tendo participado na bênção dos 750 tabuleiros que desfilaram por várias ruas da cidade, após o que integrou também o cortejo que percorre, no total, cerca de cinco quilómetros.

Questionado pelos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou no final considerar justificada a candidatura desta festa a Património Imaterial da Humanidade.

A Festa dos Tabuleiros realiza-se de 4 em 4 anos no princípio de Julho, tendo como origens remotas as antigas festas das colheitas.

O cortejo de pares em que as mulheres carregam à cabeça um tabuleiro ornamentado de pão e flores é o ponto alto dos festejos marcados por várias intervenções culturais e recreativas, de que se destacam o Cortejo dos Rapazes, o Cortejo do Mordomo e as ruas ornamentadas

O Tabuleiro é o símbolo da Festa dos Tabuleiros, devendo ter a altura da rapariga que o carrega. Ornamenta-se com flores de papel, verdura e espigas de trigo. É constituído por 30 pães de formato especial e 400 gramas cada, enfiados equitativamente em 5 ou 6 canas. Estas saem de um cesto de vime envolvido em pano bordado e são rematadas, no topo, por uma coroa encimada pela Cruz de Cristo ou Pomba do Espírito Santo.

A festa termina na segunda-feira, com a tradição de distribuição, aos mais necessitados, a carne, o pão e o vinho que foram benzidos no dia anterior – a Pêza.

Foto: David Branco

Leia também...

150 anos da Sociedade Filarmónica União Pedroguense contados em livro

A Câmara Municipal de Torres Novas vai lançar o livro sobre os 150 anos da Sociedade Filarmónica União Pedroguense, no próximo dia 27 de…

Diocese de Santarém lançou livro sobre a Catedral e o Museu Diocesano

A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de Santarém”, um contributo para “o conhecimento e valorização” deste património, reconhecido pelos…

Bordados da Glória do Ribatejo candidatos a Património Cultural Imaterial Nacional

A inscrição dos bordados da Glória do Ribatejo, no concelho de Salvaterra de Magos, como Património Cultural Imaterial Nacional entrou em consulta pública, segundo…

“Sinfonia em Três Andamentos” assinala Aniversário do Cineteatro São Pedro

Para assinalar o seu 64º aniversário, o Cineteatro São Pedro, em Alcanena, recebe, nos dias 20, 23 e 24 de Novembro de 2018, o…