O presidente da Câmara Municipal de Santarém ofereceu a bandeira do Município a Maria Martins, que está de partida para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde vai estrear Portugal no ciclismo de pista.
A atleta olímpica, de 22 anos, foi recebida no passado dia 16 de Julho, no Paços do Concelho de Santarém por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara, e pelas vereadoras Inês Barroso e Cristina Casanova Martins, que aproveitaram a ocasião para desejar “os maiores êxitos desportivos nesta prova olímpica” e, para além da bandeira, ofereceram ainda o típico barrete de Campino e dois livros sobre Santarém.
A ciclista natural de Moçarria, no concelho de Santarém, vai participar na prova de omnium, marcada para 8 de Agosto, último dia de competições na capital japonesa.
Conhecida por Tata desde a infância, ganhou a Taça das Nações, no segundo fim-de-semana de Julho, em São Petersburgo. A ciclista venceu o terceiro e quarto ouro na pista, em competições do género, levando os triunfos nos concursos de omnium e na eliminação.
A atleta ribatejana, em 2019, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Europeu de Pista, na disciplina de Scratch, e foi 8ª na corrida de Omnium. Também foi medalhada em duas Taças do Mundo, em Hong Kong, onde alcançou prata, na disciplina de Omnium e bronze, na disciplina de Scratch. Na Nova Zelândia, ficou às portas do pódio, alcançando um 4.º lugar na disciplina de Omnium.
Em 2019, Maria Martins tornou-se Vice-Campeã da Europa de Sub-23 na disciplina de Eliminação, no mesmo dia que completou o seu 20 aniversário. Em 2018, nos seus primeiros campeonatos da Europa de Sub-23 conquistou a medalha de bronze na prova de Scratch. Em 2016, Maria Martins tornou-se, no seu primeiro ano de Júnior, Vice-Campeã da Europa na prova de Scratch. Passado um ano, nos Campeonatos Europeus em Anadia, Portugal, Maria volta a repetir o feito, alcançando a Prata, mas na disciplina de Eliminação.
“A Câmara de Santarém quis desejar as maiores felicidades na hora da despedida à atleta que nos próximos dias ruma a terras nipónicas para a jornada olímpica, lembrando que, desta forma, vai levar na bagagem, todo apoio da comunidade Scalabitana2, refere a autarquia em comunicado.