O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) realizou, no passado sábado, 18 de Março, uma assembleia geral onde elegeu os seus novos corpos sociais, mantendo-se Mário Gomes como presidente da direcção, Susana Veiga Branco como vice-presidente e Paulo Chora como secretário.
Nos restantes órgãos, Fernando Gomes é o presidente da mesa da assembleia geral, e Manuel Goulartt Vargas preside ao conselho fiscal, numa lista que teve como mandatário António Lopes Anjinho.
O relatório de actividades e o relatório e contas do ano de 2022 foram aprovados por unanimidade, com voto de louvor e aclamação para a direcção, que explicou que as dificuldades são crescentes mas que mantém a determinação e dedicação para o novo mandato.
“Quanto aos dados estatísticos de 2022, o GDSP teve 1.372 dadores inscritos para dádivas de sangue (611 mulheres e 761 homens), sendo 150 dadores de primeira vez e 1.059 colheitas de sangue”, explica o grupo em comunicado de imprensa.
Para este ano de 2023, o plano de actividades já está concluído e aprovado, estando as recolhas de sangue, locais e horários igualmente aceites e aprovados pelo IPST,IP-Instituto Português do Sangue e Transplantação.
O GDSP pretende ainda dinamizar acções de sensibilização e promoção para a dádiva de sangue, continuar os projectos de recolha de tampinhas e fornecimento de material ortopédico a custo zero, passeios de convívio, a festa do dador e outros eventos.
No comunicado, o GDSP manifesta o seu “forte agradecimento público” a todos os dadores, colaboradores, parceiros e comunicação social, que mais uma vez, “permitiram estes excelentes resultados”, dando conta que o grupo “está ainda totalmente receptivos a mais entidades e colaboradores que se queiram associar para novos locais de sensibilização e promoção da dádiva e de recolhas de sangue”.
“Nesta abertura vemos uma continuação e evolução transparentes, inserindo nelas as comunidades e a sociedade em geral, pois salvar vidas é uma missão única cheia de valor e, claro, de vida. O nosso objectivo para 2023 é também captar cada vez mais instituições e individuais interessados em connosco colaborar, aumentando possibilidades e salvando mais vidas”, conclui a nota.