O Coordenador da Formação do Futebol 11 e treinador da equipa de juniores da União Desportiva de Santarém (UDS), Mário Ruas, viu o cartão branco no passado sábado, no jogo entre a equipa de juniores da UDS e o VFC Mindense, a contar para a 21ª jornada da 1ª Divisão Distrital.

A equipa do VFC Mindense foi a jogo apenas com 11 atletas e, no decorrer do encontro, vários dos seus jogadores saíram de campo devido a lesão, encontrando-se a equipa adversária impossibilitada de os substituir. Perante esta situação, Mário Ruas foi retirando jogadores da sua equipa para que o jogo pudesse ser disputado em igualdade numérica.

“São estes os valores de fair-play e de desportivismo que norteiam a UD Santarém e que procuraremos sempre defender”, refere uma nota do Clube de Santarém.

O cartão branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente correctas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros durante uma partida de futebol.

O cartão foi introduzido como parte do Programa Nacional de Ética no Desporto de Portugal para encorajar o jogo limpo. O cartão branco tem o objectivo de passar a mensagem de um acto de “fair play” durante a partida, reconhecendo, destacando e recompensando comportamentos eticamente relevantes.

Leia também...

Homem preso preventivamente por agredir e ameaçar de morte ex-companheira em Santarém

Suspeito tinha antecedentes pelo mesmo tipo de ilícito.

Dino D’Santiago em Concerto no Jardim da Liberdade

Dino D’Santiago vai apresentar o seu último álbum “Badiu”, no dia 29…

Filipe Martins espera mais um embate de equilíbrio entre Casa Pia e Rio Ave

O treinador do Casa Pia, Filipe Martins, disse hoje esperar um embate…

Criança de dois anos morre atropelada pelo avô em Alpiarça

Uma criança com cerca de dois anos morreu na tarde deste sábado,…