A exposição ‘Memórias de Abril’ de Marques Valentim com fotografias únicas e marcantes dos últimos 50 anos depois do 25 de Abril foi inaugurada a 3 de Abril, no Jardim da República, no âmbito das Comemorações dos 49 Anos do 25 de Abril, em Santarém.

A inauguração desta mostra com fotografias a preto e branco registadas por Marques Valentim ao longo da sua carreira como fotojornalista, contou com a presença do vereador com o pelouro da Cultura do Município de Santarém, Nuno Domingos, do autor das fotografias, Marques Valentim e de vários elementos da Comissão do 25 de Abril de Santarém, entre outros.

Em exposição estão 16 fotografias, todas com legendas, algumas delas expostas pela primeira vez e que foram captadas por Marques Valentim através das lentes da sua máquina fotográfica. Memórias que eternizou e que fazem parte da História política e social do nosso país, como por exemplo a imagem do Capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução que pôs fim ao regime ditatorial imposto por António de Oliveira Salazar (1889-1970), bilhete de apresentação desta mostra ao ar livre.

“A fotografia de Salgueiro Maia (1944-1992) que integra esta exposição foi tirada em Janeiro de 1975, durante uma parada militar realizada pela Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém”, explica João Marques Valentim, que na altura em que registou a imagem desempenhava funções como repórter fotográfico na Agência Europeia de Imprensa, antes de ingressar nos quadros do jornal ‘A Luta’, realçando a sua grande admiração pelo Capitão de Abril “Salgueiro Maia é o meu herói e o herói do 25 Abril. Um homem com uma grande personalidade e único. Portugal precisava de ter mais homens como ele”.

Através de ‘Memórias de Abril, Marques Valentim reaviva memórias de personalidades protagonistas de tantos episódios marcantes e de acontecimentos que fizeram a História de Portugal.

Leia também...

Triunfadores de Sevilha

Terminada que está mais uma edição da Feira de Abril, de Sevilha,…

Traficante reincidente detido pela PSP com 100 doses de droga

Tinha sido condenado no final do ano de 2021 a quatro anos de pena suspensa pelo mesmo crime.

Coruche vai receber Campeonatos do Mundo de Pesca em água doce

A pista do Sorraia, em Coruche, vai ser palco do Mundial de…

Autarcas da região confiantes que 2022 trará o fim da pandemia

Correio do Ribatejo ouviu sete autarcas sobre 2022.