A exposição ‘Memórias de Abril’ de Marques Valentim com fotografias únicas e marcantes dos últimos 50 anos depois do 25 de Abril foi inaugurada a 3 de Abril, no Jardim da República, no âmbito das Comemorações dos 49 Anos do 25 de Abril, em Santarém.

A inauguração desta mostra com fotografias a preto e branco registadas por Marques Valentim ao longo da sua carreira como fotojornalista, contou com a presença do vereador com o pelouro da Cultura do Município de Santarém, Nuno Domingos, do autor das fotografias, Marques Valentim e de vários elementos da Comissão do 25 de Abril de Santarém, entre outros.

Em exposição estão 16 fotografias, todas com legendas, algumas delas expostas pela primeira vez e que foram captadas por Marques Valentim através das lentes da sua máquina fotográfica. Memórias que eternizou e que fazem parte da História política e social do nosso país, como por exemplo a imagem do Capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução que pôs fim ao regime ditatorial imposto por António de Oliveira Salazar (1889-1970), bilhete de apresentação desta mostra ao ar livre.

“A fotografia de Salgueiro Maia (1944-1992) que integra esta exposição foi tirada em Janeiro de 1975, durante uma parada militar realizada pela Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém”, explica João Marques Valentim, que na altura em que registou a imagem desempenhava funções como repórter fotográfico na Agência Europeia de Imprensa, antes de ingressar nos quadros do jornal ‘A Luta’, realçando a sua grande admiração pelo Capitão de Abril “Salgueiro Maia é o meu herói e o herói do 25 Abril. Um homem com uma grande personalidade e único. Portugal precisava de ter mais homens como ele”.

Através de ‘Memórias de Abril, Marques Valentim reaviva memórias de personalidades protagonistas de tantos episódios marcantes e de acontecimentos que fizeram a História de Portugal.

Leia também...

Torres Novas promove passeio interpretativo

O Município de Torres Novas irá promover, no próximo dia 13 de abril, mais um passeio interpretativo dedicado às Grutas de Lapas e Tufos…

“A ligação entre a Confraria e a CVR Tejo cria sinergias e é essencial à região, aos produtores e aos vinhos do Tejo”

Teresa Batista, Confraria Enófila Nª Sª do Tejo

Inaugurada requalificação da Rua do Açude no Vale de Santarém

Foi inaugurada no passado dia 23 de Fevereiro, a Rua do Açude, no Vale de Santarém, numa cerimónia que contou com a presença de…

Novo estandarte da Sagrada Família é lançado em Santarém

Nova imagem coloca a “família no centro do Natal”, renovando a representação do estandarte vermelho com o Menino Jesus O Secretariado Diocesano da Pastoral…