A edição de 2022 da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa chegou ao fim no passado domingo, com a entrega dos títulos aos vencedores da competição no Velódromo de Sangalhos.

Entre os juniores, esteve em destaque a escalabitana Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) que venceu o scratch e a corrida por pontos.

Depois de no dia anterior ter deixado claro que tinha capacidade para permanecer na liderança do ranking da Taça, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conseguiu sair duplamente vencedora desta edição da competição. A corredora venceu a corrida de scratch dedomingo, garantindo a vitória geral nesta disciplina. Já na corrida por pontos, acabaria por ser Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM) a mais forte no dia de hoje. Somou 43 pontos, apenas mais um do que Marta Carvalho que conquistou também a geral nesta disciplina.

O comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo destaca ainda a prestação, no sector masculino, do atleta João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais). O corredor venceu com autoridade a prova de scratch disputada hoje no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. No entanto, o vencedor da Taça nesta disciplina foi Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays). A corrida por pontos foi também dominada de início ao fim por João Martins, que garantiu a vitória da Taça após ter vencido todos os sprints pontuáveis.

Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi soberana na categoria de cadetes, triunfando em ambas as provas disputadas, superiorizando-se a Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) na geral da Taça de Portugal de Pista Jogos Santa Casa.

No sector masculino desta mesma categoria, Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foi o mais forte na prova de scratch de hoje, mas na geral foi David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) a levar a melhor. Na corrida por pontos deste domingo ganhou Dinis Martinz (Ecosprint/Nutea), mas a geral ficaria entregue a Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact).

Na categoria mais jovem em competição, os juvenis, houve dois atletas a bisar nos respetivos setores, feminino e masculino. Entre as raparigas foi Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) a grande vencedora, levando consigo a vitória nos 500 metros contrarrelógio e no scratch. Relativamente aos rapazes foi Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a alcançar o primeiro lugar da geral em ambas as disciplinas.

Tanto na categoria de elite amador como na de masters 30 houve domínio de um só atleta. José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) conquistou a Taça na disciplina de scratch e eliminação, entre os elites amadores, com Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) a alcançar a mesma proeza em masters 30.

Nas restantes categorias de veteranos reinou o equilíbrio. Miguel Agreda (Master de Louriña) venceu a eliminação em masters 40 e Rui Guerreiro (Despertar Sporting Clube) o scratch. Já em masters 50, o scratch foi ganho por Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e a eliminação por Celso Valente (Individual). Em masters 60, Carlos Martins (Centro Ciclismo de Loulé) venceu o scratch e João Pinto (Boavista/Servigas/Nast) a eliminação.

As masters femininas tiveram vencedoras diferentes nas duas provas disputadas, com Orieta Oliveira (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) a vencer o scratch e Andreia Guerreiro (Centro Ciclismo de Loulé) a ser melhor na corrida de eliminação.

No paraciclismo, André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi), classe D, Telmo Pinão (Academia Efapel de Ciclismo), classe C2, Cláudio Carvalho (Individual), classe C4, e Manuel Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), classe C5, foram os vencedores da Taça nas disciplinas de perseguição individual e 500 metros.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.