Foto de arquivo
Foto de arquivo

A associação cultural Materiais Diversos abriu candidaturas para jovens e artistas dos distritos de Évora e Santarém para o projecto de arte participativa “Dentes de Leão”, que, até Março de 2023, desafia à criação cultural em Évora e Sardoal.

Em comunicado, a Materiais Diversos anuncia o lançamento de duas convocatórias, uma para artistas e outra para jovens, para o projecto que vai decorrer entre Janeiro de 2022 e Março de 2023.

Segundo a nota, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik (capital da Islândia) e Oslo (capital da Noruega) “vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projectos colaborativos”.

Numa das convocatórias, aberta até 05 de Janeiro de 2022, a Materiais Diversos procura jovens entre os 15 e os 18 anos, residentes nos concelhos de Évora, Sardoal e Lisboa, interessados em integrar o projecto e em “colaborar no desenvolvimento e apresentação pública de cinco criações artísticas”.

A outra convocatória dirige-se a artistas menores de 40 anos e naturais ou residentes nos distritos de Évora e de Santarém, que se podem candidatar até ao próximo dia 14 de Dezembro, sendo, até dia 20, escolhidos 12 pela qualidade e potencial do portfólio apresentado, pertinência do projecto no seu percurso, relação com os territórios, motivação para as artes participativas, compreensão do âmbito e objectivos do projecto.

Os artistas seleccionados para integrar o projecto terão uma primeira fase de formação e pesquisa, a decorrer de Janeiro a Maio de 2022, e uma segunda de criação e apresentação, de Junho de 2022 a Março de 2023.

Na primeira fase, os artistas participarão em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal, as quais serão objecto de uma selecção, com a colaboração dos jovens, num encontro que se realizará em Maio de 2022 na Culturgest, em Lisboa.

Desta selecção, resultarão cinco criações (uma delas de um artista da Islândia), a serem desenvolvidas ao longo da segunda fase, em residências artísticas em Évora e no Sardoal.

As apresentações acontecerão em atelier aberto em Évora e nos ciclos de artes participativas no Sardoal, ambas em Outubro de 2022, e em Lisboa, em Janeiro de 2023.

“Ao longo de todo o processo, será dada grande importância à participação dos jovens de Évora, Sardoal e Lisboa, a quem caberá mapear os territórios onde os projectos se irão desenvolver, partilhar inquietações e expectativas e colaborar com todos os artistas, pelo que se prevêem encontros mensais (presenciais ou virtuais) entre estes intervenientes”, afirma a nota.

O projecto “Dentes de Leão” é uma co-produção original da Materiais Diversos (Lisboa), da Pó de Vir a Ser (Évora), da Academy of the Senses (Reykjavik), da Câmara Municipal de Sardoal e da Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Câmara Municipal de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), bem como com a Universidade de Évora e a Assimagra, acrescenta.

A Materiais Diversos aponta como principais objectivos do projecto a consolidação e divulgação do trabalho de jovens artistas dos distritos de Évora e de Santarém e o incentivo a “criações que partem das especificidades dos patrimónios materiais, imateriais e topográficos de Évora e do Sardoal”.

Procura, também, “valorizar as práticas artísticas enquanto motor da coesão social, criando condições para a colaboração entre artistas e a comunidade, ampliar os horizontes de possibilidade dos jovens participantes, validando a curiosidade, o gosto pelas práticas artísticas, o diálogo intercultural, o pensamento crítico, a resolução colaborativa de problemas e o sentimento de pertença”.

É, ainda, objectivo da iniciativa “contribuir para a valorização e sustentabilidade dos ecossistemas culturais de Évora e Sardoal” e para a colaboração e o intercâmbio cultural entre Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik e Oslo.

Os interessados podem encontrar mais informação e os formulários de candidatura em www.materiaisdiversos.com.

Leia também...

História sobre o trabalho doméstico em Portugal em cena no Teatro Sá da Bandeira

O Teatro Sá da Bandeira recebe o espectáculo “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, no próximo dia 20 de Novembro,…

Seis igrejas do Centro Histórico de Santarém recebem Festival de Órgãos Históricos

O Festival de Órgãos Históricos de Santarém (FÓS) volta a realizar-se, de 8 a 17 de Novembro, nas seis igrejas do centro histórico da…

Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude regressa a Santarém

A 16.ª edição do FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude realiza-se de 05 a 10 de Outubro,…

Teatro e comédia em destaque na programação cultural da Chamusca

O teatro musical “O Principezinho”, baseado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, é um dos destaques da programação cultural do concelho da Chamusca para…