Foto de arquivo
Foto de arquivo

A associação cultural Materiais Diversos abriu candidaturas para jovens e artistas dos distritos de Évora e Santarém para o projecto de arte participativa “Dentes de Leão”, que, até Março de 2023, desafia à criação cultural em Évora e Sardoal.

Em comunicado, a Materiais Diversos anuncia o lançamento de duas convocatórias, uma para artistas e outra para jovens, para o projecto que vai decorrer entre Janeiro de 2022 e Março de 2023.

Segundo a nota, intervenientes de Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik (capital da Islândia) e Oslo (capital da Noruega) “vão participar em encontros informais, residências artísticas, oficinas e laboratórios e trabalhar em conjunto na criação e apresentação de projectos colaborativos”.

Numa das convocatórias, aberta até 05 de Janeiro de 2022, a Materiais Diversos procura jovens entre os 15 e os 18 anos, residentes nos concelhos de Évora, Sardoal e Lisboa, interessados em integrar o projecto e em “colaborar no desenvolvimento e apresentação pública de cinco criações artísticas”.

A outra convocatória dirige-se a artistas menores de 40 anos e naturais ou residentes nos distritos de Évora e de Santarém, que se podem candidatar até ao próximo dia 14 de Dezembro, sendo, até dia 20, escolhidos 12 pela qualidade e potencial do portfólio apresentado, pertinência do projecto no seu percurso, relação com os territórios, motivação para as artes participativas, compreensão do âmbito e objectivos do projecto.

Os artistas seleccionados para integrar o projecto terão uma primeira fase de formação e pesquisa, a decorrer de Janeiro a Maio de 2022, e uma segunda de criação e apresentação, de Junho de 2022 a Março de 2023.

Na primeira fase, os artistas participarão em dois laboratórios e duas residências partilhadas, apresentando seguidamente propostas concebidas para Évora e Sardoal, as quais serão objecto de uma selecção, com a colaboração dos jovens, num encontro que se realizará em Maio de 2022 na Culturgest, em Lisboa.

Desta selecção, resultarão cinco criações (uma delas de um artista da Islândia), a serem desenvolvidas ao longo da segunda fase, em residências artísticas em Évora e no Sardoal.

As apresentações acontecerão em atelier aberto em Évora e nos ciclos de artes participativas no Sardoal, ambas em Outubro de 2022, e em Lisboa, em Janeiro de 2023.

“Ao longo de todo o processo, será dada grande importância à participação dos jovens de Évora, Sardoal e Lisboa, a quem caberá mapear os territórios onde os projectos se irão desenvolver, partilhar inquietações e expectativas e colaborar com todos os artistas, pelo que se prevêem encontros mensais (presenciais ou virtuais) entre estes intervenientes”, afirma a nota.

O projecto “Dentes de Leão” é uma co-produção original da Materiais Diversos (Lisboa), da Pó de Vir a Ser (Évora), da Academy of the Senses (Reykjavik), da Câmara Municipal de Sardoal e da Culturgest (Lisboa), em colaboração com a Câmara Municipal de Évora, a OsloMet (Oslo), o Instituto de História da Arte e o Instituto de Comunicação da Nova (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), bem como com a Universidade de Évora e a Assimagra, acrescenta.

A Materiais Diversos aponta como principais objectivos do projecto a consolidação e divulgação do trabalho de jovens artistas dos distritos de Évora e de Santarém e o incentivo a “criações que partem das especificidades dos patrimónios materiais, imateriais e topográficos de Évora e do Sardoal”.

Procura, também, “valorizar as práticas artísticas enquanto motor da coesão social, criando condições para a colaboração entre artistas e a comunidade, ampliar os horizontes de possibilidade dos jovens participantes, validando a curiosidade, o gosto pelas práticas artísticas, o diálogo intercultural, o pensamento crítico, a resolução colaborativa de problemas e o sentimento de pertença”.

É, ainda, objectivo da iniciativa “contribuir para a valorização e sustentabilidade dos ecossistemas culturais de Évora e Sardoal” e para a colaboração e o intercâmbio cultural entre Évora, Sardoal, Lisboa, Reykjavik e Oslo.

Os interessados podem encontrar mais informação e os formulários de candidatura em www.materiaisdiversos.com.

Leia também...

Leiria Capital da Cultura apresentada em Alcanena

O Auditório da Câmara Municipal de Alcanena recebeu no dia 15 de Março, uma sessão de apresentação das linhas orientadoras da Rede Cultura 2027…

Central do Caldeirão recebe lançamento do Livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas”

A Central do Caldeirão, em Torres Novas, vai receber o lançamento do livro “Uma história da eletricidade em Torres Novas, no próximo sábado, dia…

Festival Celestino Graça traz a festa das artes e tradições a Santarém de 05 a 09 de Setembro

Brasil, Espanha, México, Polónia e Ucrânia são os países estrangeiros que estarão representados no 59º Festival “Celestino Graça”, os quais partilharão os palcos escalabitanos…

Mercadito da Póvoa da Isenta recebe exposição Bunho

A Junta de freguesia da Póvoa da Isenta acolhe de 25 de Abril a 1 de maio, no Mercadito da Póvoa da Isenta, a…