Após o regresso da Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) à Unidade Hospitalar de Abrantes, a administração considerou que já estão reunidas as condições para que os partos decorram com a presença de um acompanhante.

O piso que acolhe os Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e da Unidade de Cuidados Neonatais sofreu obras de requalificação nos últimos meses, período em que este serviço esteve instalado no Hospital de Torres Novas.

O primeiro bebé a nascer nas novas instalações foi Francisco, filho de Vânia Faria e Rui Abreu, com 3,260 kg. O nascimento ocorreu pelas 9h56, do dia 25 de Julho.

Para ser permitida a presença durante o parto, os acompanhantes devem ser respeitar as normas de segurança impostas. Os pais não podem ter estado em contacto com pessoas infetadas por SarsCov-2 (covid-19) nos 14 dias anteriores à entrada na maternidade e não ter sintomas de infecção. Se tiveram estas condições reunidas, os acompanhantes são sujeitos a uma colheita para teste ao SarsCov-2.

Se o resultado for negativo ao teste, o acompanhante poderá permanecer no quarto junto da grávida até ao parto e durante este período as saídas do quarto estão restringidas ao estritamente necessário.

Ausentar-se implica a suspensão do direito de permanência e quando a grávida for transferida para o internamento, depois do nascimento do bebé, o acompanhante terá que se retirar.

Recorde-se que desde o dia 23 de Julho que os Serviços de Ginecologia, de Obstetrícia e a Unidade de Cuidados Neonatais regressaram à Unidade Hospitalar de Abrantes, ocupando todo o piso 5, estando estabelecido um circuito próprio e estanque que reforça, ainda mais, as condições de segurança para utentes e profissionais de saúde face a esta nova realidade da covid-19.

As parturientes fazem o acesso à Maternidade pela entrada principal, no piso 3, e vão directamente ao piso 5, onde fazem a sua inscrição e triagem.

O Bloco Cirúrgico para parturientes confirmadamente “não covid-19” é, também, no piso 5. Ou seja, no caso de ser necessária a realização de cesariana, esta acontecerá também no piso 5, cujo Bloco Operatório foi, igualmente, alvo de obras de requalificação.

Leia também...

“Não abdico do papel que quero ter na sociedade”

Um tetraplégico tornou-se um dos mais emblemáticos activistas dos direitos dos deficientes. Eduardo Jorge tem 56 anos e vive num lar. No início de…

Isenção de rendas, taxas e licenças municipais por 60 dias em Alpiarça

A Câmara de Alpiarça vai isentar de rendas, taxas e licenças municipais a utilização comercial de edifícios e espaços públicos no concelho, e as…

Reforma dos bombeiros profissionais aos 60 anos está a causar “graves complicações”

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais considerou que a reforma destes profissionais aos 60 anos está a causar “graves complicações” às corporações, tendo em…

Coruchense contrata ex-treinador do Al Wahda

José Vasques vai assumir os comandos da equipa de futebol sénior do Grupo Desportivo Coruchense anunciou o clube esta sexta-feira, 8 de Fevereiro, numa…