Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus debate estratégias de tratamento para a diabetes em Santarém

O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus – NEDM da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna – SPMI está a realizar, em Santarém, até amanhã, dia 27 de Outubro, a 13ª edição da sua Reunião Anual, que tem como objectivo debater estratégias de tratamento para a diabetes. A iniciativa está a decorrer no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém.

No âmbito desta sessão, dirigida a Internistas e outros profissionais de saúde que trabalham na área da Diabetologia. Ricardo Rato lembrou que “a Dieta Mediterrânica” – Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO “e os alimentos por que é composta, aliados a um estilo de vida saudável, são potenciadores de um aumento da esperança média de vida”.

O Vereador da Câmara Municipal de Santarém com o Pelouro da Saúde referiu ser “um privilégio para Santarém em receber este tipo de iniciativas”, lembrando que a 38ª edição do Festival Nacional de Gastronomia, que tem início hoje, tem como temática o Azeite, considerado benéfico para a saúde. A par de Ricardo Rato, a sessão de abertura contou com a participação de Manuel João Gomes, Presidente honorário desta Reunião, de Estevão Pape, Coordenador do NEDM, Ana Infante, Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, Lèlita Santos, representante do SPMI, Marília Boavida, Directora Clínica do ACES Lezíria e Maria Cristina Esteves, da Comissão Organizadora.

Esta iniciativa conta com um conjunto de sessões que contam com a presença de diversas personalidades de renome nacional e internacional, no âmbito da Medicina Interna e da Diabetologia, para debater temas que vão desde a insulinoterapia em cuidados de saúde primários, ao transplante enquanto terapêutica inovadora, ou à diabetes diagnosticada em grupos especiais de doentes.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS