Em estado de graça e a jogar como nunca, a tenista portuguesa Matilde Jorge protagonizou uma das maiores surpresas da 8.ª edição do Santarém Ladies Open, ao defrontar e vencer Vitalia Diatchenko, ex-n.70 do Mundo e campeã em Santarém na edição de 2022, em três sets, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-4.

Foram precisas 2 horas e 35 minutos para que a vimaranense confirmasse o excelente momento que atravessa, muito corajosa e determinada nos momentos decisivos.  Porém, a entrada no encontro nem foi a mais auspiciosa, com a mais nova das irmãs Jorge a ficar muito longe do plano inicial, permitindo que Diatchenko liderasse a seu belo prazer o set que fechou por 6-2. No entanto, a portuguesa fez uma pausa, conseguiu voltar ao plano inicial e resultou da melhor maneira, a redefinição estratégica.

Igualou o encontro a um set, fechando a segunda partida por 6-3, e, quando parecia que estava no comando das operações, permitiu que a experiente tenista de leste se adiantasse por 2-0 no terceiro e decisivo parcial. Foi outra vez obrigada a correr atrás do prejuízo e foi bem sucedida, fechou o encontro por 6-4 e convenceu pela forma arrojada com que disputou os pontos mais importantes. Agora, nos quartos-de-final, Matilde Jorge tem como adversária a francesa de origem tunisina, Yasmine Mansouri, que também atravessa um momento extraordinário, já vai com 4 títulos, todos eles conquistados este ano. Mansouri travou Yuliya Hatouka, por um duplo 6-2. Igualmente em frente seguem a belga Clara Vlasselaer e a britânica Ella McDonald. Vlasselaer precisou de 3 horas e cinco minutos para superar Anna Kubareva, por 6-4, 5-7 e 7-5, enquanto a jovem inglesa deixou pelo caminho a experiente jogadora turca, Pemra Ozgen, por 6-4 e 6-1. A espanhola Andrea Lazaro Garcia confirmou o favoritismo ante a lituana Iveta Dapkute, derrotando-a por 6-0 e 7-5, enquanto a britânica Sarah Beth Grey voltou a destacar-se pela positiva, com um triunfo ante a estoniana Elena Malygina, por 6-4 e 6-2.

A fechar o dia, a canadiana Stacey Fung anulou o impeto da britânica Amelia Rajecki (6-2 e 6-2) e vai encontrar agora a suíça Tess Sugnaux, com a helvética a ter muitas dificuldades para fechar o encontro com a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen, conseguindo-o por 6-2 e 7-6 (2).

Hoje, vamos ter os seguintes duelos dos quartos-de-final a partir das 10h30, no court n.1: Andrea Lazaro Garcia (Espanha) vs Sarah Beth Grey (GRB), seguido de Yasmine Mansouri (França) vs Matilde Jorge (Portugal). Court n.2: Ella McDonald (GRB) vs Clara Vlasselaer (Bélgica), seguido de Tess Sugnax (Suiça) vs Stacey Fung (Canadá).  

Leia também...

Carlos Esteves inicia terceiro mandato como presidente da Académica de Santarém

Depois das eleições na quinta feira, dia 5 de Maio, Carlos esteves…

Campeonato de râguebi pode parar por falta de verbas do IPDJ

O campeonato português de râguebi pode ser interrompido se o Instituto Português…

“A dança desportiva é uma modalidade para ricos mas na verdade dançada por pobres”

A NewStarDance, escola de dança desportiva, nasceu há 11 anos em Santarém…

Gustavo do Canto e Joana Miranda vice-campeões nacionais de triatlo

Gustavo do Canto e Joana Miranda sagraram-se vice-campeões Nacionais de Triatlo em…