Em estado de graça e a jogar como nunca, a tenista portuguesa Matilde Jorge protagonizou uma das maiores surpresas da 8.ª edição do Santarém Ladies Open, ao defrontar e vencer Vitalia Diatchenko, ex-n.70 do Mundo e campeã em Santarém na edição de 2022, em três sets, pelos parciais de 2-6, 6-3 e 6-4.

Foram precisas 2 horas e 35 minutos para que a vimaranense confirmasse o excelente momento que atravessa, muito corajosa e determinada nos momentos decisivos.  Porém, a entrada no encontro nem foi a mais auspiciosa, com a mais nova das irmãs Jorge a ficar muito longe do plano inicial, permitindo que Diatchenko liderasse a seu belo prazer o set que fechou por 6-2. No entanto, a portuguesa fez uma pausa, conseguiu voltar ao plano inicial e resultou da melhor maneira, a redefinição estratégica.

Igualou o encontro a um set, fechando a segunda partida por 6-3, e, quando parecia que estava no comando das operações, permitiu que a experiente tenista de leste se adiantasse por 2-0 no terceiro e decisivo parcial. Foi outra vez obrigada a correr atrás do prejuízo e foi bem sucedida, fechou o encontro por 6-4 e convenceu pela forma arrojada com que disputou os pontos mais importantes. Agora, nos quartos-de-final, Matilde Jorge tem como adversária a francesa de origem tunisina, Yasmine Mansouri, que também atravessa um momento extraordinário, já vai com 4 títulos, todos eles conquistados este ano. Mansouri travou Yuliya Hatouka, por um duplo 6-2. Igualmente em frente seguem a belga Clara Vlasselaer e a britânica Ella McDonald. Vlasselaer precisou de 3 horas e cinco minutos para superar Anna Kubareva, por 6-4, 5-7 e 7-5, enquanto a jovem inglesa deixou pelo caminho a experiente jogadora turca, Pemra Ozgen, por 6-4 e 6-1. A espanhola Andrea Lazaro Garcia confirmou o favoritismo ante a lituana Iveta Dapkute, derrotando-a por 6-0 e 7-5, enquanto a britânica Sarah Beth Grey voltou a destacar-se pela positiva, com um triunfo ante a estoniana Elena Malygina, por 6-4 e 6-2.

A fechar o dia, a canadiana Stacey Fung anulou o impeto da britânica Amelia Rajecki (6-2 e 6-2) e vai encontrar agora a suíça Tess Sugnaux, com a helvética a ter muitas dificuldades para fechar o encontro com a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen, conseguindo-o por 6-2 e 7-6 (2).

Hoje, vamos ter os seguintes duelos dos quartos-de-final a partir das 10h30, no court n.1: Andrea Lazaro Garcia (Espanha) vs Sarah Beth Grey (GRB), seguido de Yasmine Mansouri (França) vs Matilde Jorge (Portugal). Court n.2: Ella McDonald (GRB) vs Clara Vlasselaer (Bélgica), seguido de Tess Sugnax (Suiça) vs Stacey Fung (Canadá).  

Leia também...

Kika despacha segunda favorita e segue em frente no Santarém Ladies Open

Com uma exibição quase perfeita que apanhou desprevenida a segunda cabeça-de-série Katie…

União de Santarém continua sem vencer à terceira jornada do Campeonato

A União Desportiva de Santarém (UDS) perdeu hoje em casa, por 0-1,…

Associações de Futebol de Santarém e Leiria organizam 25ª edição do Torneio Lopes da Silva

A 25.ª edição do Torneio Lopes da Silva vai ser disputada em…

União de Santarém vence a Taça do Ribatejo e faz a dobradinha

A União Desportiva de Santarém venceu o Grupo Desportivo Coruchense na final…