Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 03h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 03h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte, com alguma severidade naquelas regiões, segundo a meteorologista Patrícia Gomes.

“Os próximos dias vão ser caracterizados pela passagem de uma superfície frontal fria que vai atravessar todo o território do continente. É uma superfície frontal fria que tem muita atividade [e] que vai trazer muita chuva. As maiores quantidades são esperadas nas regiões norte e centro”, adiantou à agência Lusa a meteorologista do IPMA.

De acordo com Patrícia Gomes, a chuva vai começar a cair já no final do dia hoje no Minho e Douro Litoral e gradualmente ao longo do dia de sexta-feira vai atravessar todo o território do continente.

“Com alguma lentidão [a superfície frontal] vai ficar quase estacionária principalmente na região centro, o que acaba também por dar uma persistência à chuva que vai ocorrer. Persistência de um modo geral nos mesmos locais e com alguma intensidade e isso pode gerar situações um pouco mais complicadas”, contou.

No final do dia de sexta-feira, segundo Patrícia Gomes, esta chuva vai estar “entre Setúbal e Portalegre e acaba por ficar aí durante algum tempo”.

“Depois no dia um de Novembro [sábado] começa a atravessar a região sul. Isto não significa que não chova nas regiões do norte e centro. Vai continuar a chover, mas não se espera que seja com a mesma intensidade que no dia 31 [sexta-feira]. É uma situação com alguma perigosidade”, destacou.

Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 03h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 03h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado.

“Vamos acompanhando a situação, mas é uma situação um pouco complicada para algumas regiões, até devido, a esta superfície ficar estacionária durante alguma horas numa determinada região”, disse.

Quanto ao vento, Patrícia Gomes adiantou que vai intensificar a partir do meio da tarde de hoje nas terras altas e no litoral norte e centro, mas nada de muito significativo.

“Em relação à temperaturas, os valores da máxima situam-se entre 15 e os 20 graus nas regiões do norte e centro e entre os 20 e os 23 graus na região sul, com uma pequena descida no domingo”, referiu.

As temperaturas mínimas vão registar uma descida mais significativa, prevendo-se valores da ordem de 10 a 15 graus nas regiões norte e centro, descendo para valores inferiores a cinco graus em alguns locais do interior norte e centro na noite de sábado para domingo.

As mínimas vão variar entre 13 e 18 graus na região sul, descendo para valores entre nove e 14 graus na noite de sábado para domingo.

“Depois desta situação vamos ter a intensificação de uma crista anticiclónica que vai fazer com que haja um desagravamento da situação meteorológica com diminuição da nebulosidade. O vento vai desagravar e não se espera precipitação, pelo menos durante dois três dias, mas a meio da próxima semana a situação poderá mudar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

JMJ: Símbolos peregrinam por Santarém antes da chegada ao palco da Jornada

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão a cumprir, até final de junho, a peregrinação na diocese de Santarém, antecedendo a passagem…

Coruche tem 10 milhões de euros investidos em obras pelo concelho

A Câmara de Coruche anunciou que concluiu este mês quatro empreitadas, tem 14 a decorrer e oito adjudicadas para iniciar brevemente, “numa dimensão financeira…

Mais de 30 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Guarda apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto…

Exercício da Proteção Civil em Abrantes testa resposta em situação de emergência

Cerca de 700 operacionais de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e França participam entre quarta-feira e sábado, em Abrantes, num exercício que permitirá treinar a…