A Ordem dos Advogados distinguiu o Dr. Martinho da Silva, ilustre advogado de Santarém, com a Medalha de Honra, reconhecendo o seu percurso profissional exemplar. Ao longo da sua carreira, iniciada em 3 de Abril de 1959, o Martinho da Silva destacou-se pelo seu mérito, honorabilidade e dedicação à advocacia, contribuindo significativamente para a dignidade e prestígio da profissão.

Martinho da Silva desempenhou vários cargos de relevo na Ordem dos Advogados, incluindo a presidência da Delegação da Comarca de Santarém (1981/83) e como vogal do Conselho Geral (1984/86 e 1987/89). Como Patrono Formador, entre 2001 e 2003, auxiliou na formação de jovens advogados, transmitindo conhecimentos técnicos e valores éticos.

Ao longo da sua vida, Martinho da Silva foi reconhecido com várias honrarias, como a Medalha Comemorativa dos 50 anos de Advocacia (2009), o grau de Comendador da Ordem do Mérito de Descobridor do Brasil (2004), e a Medalha de Ouro da Cidade de Santarém (2015). A sua luta pela democracia durante a ditadura do Estado Novo, apoiando a candidatura de Humberto Delgado em 1958, destaca-se entre causas que defendeu.

Impossibilitado de comparecer na cerimónia do Dia do Advogado, a 19 de maiô em Viana do Castelo, por motivos de saúde, a Medalha de Honra foi entregue ao Dr. Martinho da Silva pela Delegação de Santarém no dia 28 de Junho, numa cerimónia privada com a presença da família e colegas.

A Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, é o galardão destinado a distinguir os advogados que, pelo seu mérito, honorabilidade e modo de exercício da profissão, tenham contribuído relevantemente para a dignidade e prestígio da advocacia, ou que, pelo exercício empenhado de funções ao serviço da Ordem dos Advogados portugueses, nomeadamente no âmbito dos seus órgãos, tenham contribuído relevantemente para o reforço e prestígio da Ordem e, bem assim, a distinguir os cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes na defesa do Estado de Direito ou à advocacia.

Leia também...

“O Conservatório é uma instituição que dá prestígio à cidade e eu acredito que a comunidade de Santarém sinta isso”

O Conservatório de Música de Santarém completou 38 anos de existência e aproveitou a efeméride para homenagear Beatriz Martinho, um nome desde sempre ligado…

Cineteatro Municipal de Constância recebe exposição “Retrospectiva” de Eduardo Nunes

Foi hoje inaugurada na sala polivalente do Cineteatro Municipal de Constância, uma exposição de pintura e escultura, intitulada Retrospectiva, de Eduardo Nunes, que vai…

Tribunal de Santarém assinala 70 anos

A Comarca de Santarém assinalou hoje, dia 28, os 70 anos do Palácio de Justiça da cidade, com um vasto programa de atividades dirigido…

Movimento de utentes marca concentrações para exigir mais médicos

O Movimento de Utentes de Salvaterra de Magos volta esta semana à rua, com concentrações em Muge, Granho, Glória do Ribatejo, Foros de Salvaterra…