A Ordem dos Advogados distinguiu o Dr. Martinho da Silva, ilustre advogado de Santarém, com a Medalha de Honra, reconhecendo o seu percurso profissional exemplar. Ao longo da sua carreira, iniciada em 3 de Abril de 1959, o Martinho da Silva destacou-se pelo seu mérito, honorabilidade e dedicação à advocacia, contribuindo significativamente para a dignidade e prestígio da profissão.
Martinho da Silva desempenhou vários cargos de relevo na Ordem dos Advogados, incluindo a presidência da Delegação da Comarca de Santarém (1981/83) e como vogal do Conselho Geral (1984/86 e 1987/89). Como Patrono Formador, entre 2001 e 2003, auxiliou na formação de jovens advogados, transmitindo conhecimentos técnicos e valores éticos.
Ao longo da sua vida, Martinho da Silva foi reconhecido com várias honrarias, como a Medalha Comemorativa dos 50 anos de Advocacia (2009), o grau de Comendador da Ordem do Mérito de Descobridor do Brasil (2004), e a Medalha de Ouro da Cidade de Santarém (2015). A sua luta pela democracia durante a ditadura do Estado Novo, apoiando a candidatura de Humberto Delgado em 1958, destaca-se entre causas que defendeu.
Impossibilitado de comparecer na cerimónia do Dia do Advogado, a 19 de maiô em Viana do Castelo, por motivos de saúde, a Medalha de Honra foi entregue ao Dr. Martinho da Silva pela Delegação de Santarém no dia 28 de Junho, numa cerimónia privada com a presença da família e colegas.
A Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, é o galardão destinado a distinguir os advogados que, pelo seu mérito, honorabilidade e modo de exercício da profissão, tenham contribuído relevantemente para a dignidade e prestígio da advocacia, ou que, pelo exercício empenhado de funções ao serviço da Ordem dos Advogados portugueses, nomeadamente no âmbito dos seus órgãos, tenham contribuído relevantemente para o reforço e prestígio da Ordem e, bem assim, a distinguir os cidadãos nacionais e estrangeiros que tenham prestado serviços relevantes na defesa do Estado de Direito ou à advocacia.