O Mercado da Cebola de Rio Maior foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 4 de Setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias.

A iniciativa substituirá, este ano, a tradicional FRIMOR – Feira Nacional da Cebola, por não estarem reunidas as condições para a realização de uma feira com a dimensão da FRIMOR, em função da pandemia de COVID-19 que continua a afectar o país e o mundo.

Esta foi a forma encontrada pela Câmara Municipal de Rio Maior para manter viva a tradição da cebola e dar oportunidade aos tradicionais ceboleiros de comercializarem os seus produtos. O Mercado da Cebola conta ainda com uma mostra de profissões tradicionais de outrora, numa pequena recriação histórica e um pequeno espaço de restauração e produtos tradicionais.

O certame ocupará, até domingo, 6 de Setembro, toda a zona exterior do Pavilhão Multiusos de Rio Maior que confronta com a Av. Mário Soares, cumprindo todas as recomendações da DGS para este tipo de eventos, nomeadamente na limitação do número de pessoas no recinto, zonas de entrada e saída devidamente assinaladas e utilização de máscaras.

Amanhã os The Gift actuam no Cineteatro de Rio Maior, um concerto inserido no Mercado da Cebola e que terá igualmente transmissão online nas redes sociais do Município de Rio Maior. Para assinalar o final deste fim de semana dedicado à Cebola, dois camiões palco com as bandas Bico D’Obra e Camisas Negras vão percorrer as várias freguesias e lugares do concelho de Rio Maior.

Na cerimónia de abertura contou com a presença de algumas entidades convidadas, vereadores e deputados Municipais, o deputado da Assembleia da República, João Moura e ainda o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira e membros da Junta de Freguesia de Alvorninha, aldeia daquele concelho de onde se deslocam todos os anos a esmagadora maioria dos ceboleiros presentes no certame.

Leia também...

Ceia da Silva reeleito para mais um mandato à frente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

António Ceia da Silva foi reeleito como Presidente da Turismo do Alentejo…
Foto ilustrativa

Abrantes, Mação, Sardoal em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal apresentam esta terça-feira, 23 de…

“Doença da pedra” do Museu de S. João de Alporão será “incurável”

Preservado ainda na memória da cidade como “Museu dos Cacos”, S. João…

Trabalhador ferido após rotura de conduta de gás em Almeirim

Um homem ficou com ferimentos leves após o rebentamento de um conduta…