Mercado da Cebola mantém viva a tradição até domingo em Rio Maior

O Mercado da Cebola de Rio Maior foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 4 de Setembro, pelo Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias.

A iniciativa substituirá, este ano, a tradicional FRIMOR – Feira Nacional da Cebola, por não estarem reunidas as condições para a realização de uma feira com a dimensão da FRIMOR, em função da pandemia de COVID-19 que continua a afectar o país e o mundo.

Esta foi a forma encontrada pela Câmara Municipal de Rio Maior para manter viva a tradição da cebola e dar oportunidade aos tradicionais ceboleiros de comercializarem os seus produtos. O Mercado da Cebola conta ainda com uma mostra de profissões tradicionais de outrora, numa pequena recriação histórica e um pequeno espaço de restauração e produtos tradicionais.

PUBLICIDADE

O certame ocupará, até domingo, 6 de Setembro, toda a zona exterior do Pavilhão Multiusos de Rio Maior que confronta com a Av. Mário Soares, cumprindo todas as recomendações da DGS para este tipo de eventos, nomeadamente na limitação do número de pessoas no recinto, zonas de entrada e saída devidamente assinaladas e utilização de máscaras.

Amanhã os The Gift actuam no Cineteatro de Rio Maior, um concerto inserido no Mercado da Cebola e que terá igualmente transmissão online nas redes sociais do Município de Rio Maior. Para assinalar o final deste fim de semana dedicado à Cebola, dois camiões palco com as bandas Bico D’Obra e Camisas Negras vão percorrer as várias freguesias e lugares do concelho de Rio Maior.

Na cerimónia de abertura contou com a presença de algumas entidades convidadas, vereadores e deputados Municipais, o deputado da Assembleia da República, João Moura e ainda o Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira e membros da Junta de Freguesia de Alvorninha, aldeia daquele concelho de onde se deslocam todos os anos a esmagadora maioria dos ceboleiros presentes no certame.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS