Milhares de pessoas são esperadas hoje e na sexta-feira no Santuário de Fátima, na primeira grande peregrinação aniversária sem os constrangimentos provocados por dois anos de pandemia de covid-19.

As autoridades esperam uma afluência “próxima da habitual em anos pré-pandemia”, embora no que respeita ao número de peregrinos a pé esta peregrinação ainda fique aquém dos números de 2019, conforme reconheceram à agência Lusa responsáveis pelo Movimento da Mensagem de Fátima, que coordena a Comissão de Apoio aos Peregrinos a Pé.

O arcebispo Edgar Peña Parra, substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, preside à peregrinação de 12 e 13 de maio a Fátima.

Esta peregrinação “marca o regresso de uma série de iniciativas próprias das peregrinações de verão, como o acolhimento dos doentes e dos peregrinos a pé”, informou o Santuário, explicando que, “nos últimos dois anos, devido à pandemia, não foi possível oferecer estes dois serviços por razões sanitárias, mas, este ano, mantendo alguma prudência como o uso da máscara no posto de socorros e no lava-pés, o Santuário e o seu grupo de voluntários acolherão estes dois grupos de peregrinos”.

Por outro lado, também os peregrinos estrangeiros vão poder participar nas missas celebradas nas sete línguas oficiais do Santuário de Fátima, na Capelinha das Aparições, estando inscritos, entre outros, grupos de Itália, Brasil, Estados Unidos, México, Alemanha, Polónia, Espanha, Áustria, Cabo verde, Coreia do Sul, El Salvador, Equador, Gibraltar e Panamá.

O Santuário, apesar destas inscrições, admitiu que, sendo já “uma diversidade mais próxima do período antes da pandemia”, está ainda “muito aquém em termos numéricos do que era hábito”.

O presidente da celebração, Edgar Peña Parra, de 62 anos, é diplomata da Santa Sé desde 1993, sendo de origem venezuelana.

Atual substituo da Secretaria de Estado do Vaticano, serviu como Núncio Apostólico no Paquistão, entre 2011 e 2014, e em Moçambique, de 2014 a 2018.

Leia também...

Freguesia de Moçarria completou 100 anos de história

A Freguesia de Moçarria assinalou os seus 100 anos de história, na…

Novo serviço de transportes públicos entra terça-feira em funcionamento no Médio Tejo

O novo serviço de transportes públicos “Meio – para andar no Médio…

Jardim municipal em Ourém deve reabrir em Fevereiro após investimento de 1 ME

O Jardim Municipal Le Pléssis-Trevise, na cidade de Ourém, deverá reabrir ao…

Um detido por violência doméstica em Abrantes

O Comando Territorial de Santarém deteve, através do Núcleo de Investigação e…