epa06065949 Military personnel close a gate at the Tancos Military Base, in Tancos, central Portugal, 04 July 2017. On 29 June 2017 the thieves stole anti-tank grenades, plastic explosives and more than 1,400 rounds of ammunition from the Tancos military complex. EPA/PAULO NOVAIS

O militar do Exército que está internado desde terça-feira e que foi sujeito a um transplante de fígado “já está a respirar espontaneamente e está consciente”, avançou à agência Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

“O militar apresenta, para já, uma boa evolução. Já está a respirar espontaneamente e está consciente”, informou a major Elisabete Silva.

Na quarta-feira, a mesma fonte referiu que “houve um agravamento da função hepática”, pelo que o militar – que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa – teve de ser sujeito a um transplante de fígado.

Na altura, a porta-voz do Exército esclareceu que a informação transmitida inicialmente de que o militar teria sofrido um golpe de calor – durante uma prova que ocorreu na terça-feira, em Santa Margarida da Coutada, no distrito de Santarém – “está fora de questão”, mas “ainda não se sabe” o verdadeiro motivo do incidente.

A porta-voz daquele ramo adiantou também que os 140 elementos que frequentam o curso do militar internado estiveram hoje sujeitos a uma colheita de sangue, no âmbito do processo de averiguações das causas da ocorrência.

Fonte militar disse à Lusa que a colheita de sangue está a ser analisada no Hospital Militar, em Lisboa.

“Não podemos confirmar nada para já”, explicou a major Elisabete Silva, acrescentando que “os cenários são diversos”, mas o Exército ainda não tem “qualquer pista do que poderá ter acontecido”.

Leia também...

Comissão técnica possíveis localizações para o novo Aeroporto

A comissão técnica que está a estudar a expansão da capacidade aeroportuária…
Foto ilustrativa

Prisão preventiva para homem detido por violência doméstica na Chamusca

Um homem de 28 anos detido na terça-feira no concelho de Chamusca…
Foto de Arquivo

Incêndios: Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda,…

Novo acórdão do processo de Tancos foi adiado para realização de alegações das defesas

O novo acórdão do caso de Tancos deveria ser conhecido no dia…