Foto: Alfredo Cunha

Meia centena de antigos militares que participaram na coluna que Salgueiro Maia conduziu na madrugada de 25 de Abril de 1974 vão estar em Santarém, dia 24, para assistir à recriação dos momentos que antecederam a saída para Lisboa.

Ponto alto das comemorações dos 45 anos da Revolução de Abril em Santarém, “Esta é a madrugada que eu esperava” é a “reconstituição encenada” que o município, juntamente com a associação cultural Comemorações do 25 de Abril em Santarém, promove pela segunda vez na antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), a partir de um texto de Joaquim Correia Bernardo, o coronel que na altura era um dos capitães envolvidos na movimentação que levou ao derrube do regime.

Com a participação de 24 atrizes e atores amadores e profissionais da região, o espectáculo tem produção de Nuno Domingos e encenação de Berta Pereira e Nuno Domingos, sendo a entrada livre, afirma uma nota da Câmara de Santarém.

Ainda dia 24, às 15:00, no Teatro Sá da Bandeira, será exibido, em parceria com o Cineclube de Santarém, o filme para jovens “Luz Obscura”, de Susana Sousa Dias, sobre os anos da ditadura em Portugal.

No feriado de 25 de Abril, realiza-se a cerimónia “Cravos para Salgueiro Maia”, no Jardim dos Cravos, o tradicional almoço comemorativo do 25 de Abril, na EPC, e actividades desportivas e de animação para crianças no Jardim da Liberdade, finalizando o dia com o Encontro de Coros promovido pelo Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Leia também...

Museu Municipal Carlos Reis em Torres Novas apresenta exposição ‘online’ de arte contemporânea

O Museu Municipal Carlos Reis, em Torres Novas, apresenta hoje o primeiro…

Actriz Teresa Mota morreu aos 82 anos

Natural de Tomar.

(CANCELADO) “Luz” pela companhia OME, dia 05 de Julho em Torres Novas

ACTUALIZAÇÃO (27 de Junho): Por motivos de saúde de um dos elementos…

Série de concertos de Dan Livingstone em Portugal passa pelo Teatro Virgínia

No próximo sábado, dia 4 de Março, a partir das 21h30, sobe…