Militares do Exército e da Marinha reforçam esta quinta e sexta-feira as acções de vigilância terrestre e patrulhamento nos distritos de Santarém, Beja, Évora, Faro, Portalegre e Setúbal face à acentuada subida das temperaturas.
Um total de 60 militares, divididos em 12 patrulhas do Exército e três da Marinha, vão reforçar durante dois dias as acções de patrulhamento dissuasor em apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, adianta o Estado Maior das Forças Armadas, em comunicado.
Este reforço, explica a nota, serve para incrementar as acções de prevenção com especial incidência nos distritos de Beja, Évora, Faro, Portalegre, Santarém e Setúbal, nomeadamente através de operações de vigilância terrestre.
Contudo, caso seja necessário, os militares poderão ser chamados a agir em acções de pós rescaldo ou de apoio geral às operações de protecção e socorro que possam vir a ser desencadeadas.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 22 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra e Viseu apresentam esta quinta-feira, 11 de Julho, um risco máximo de incêndio e todos os distritos do continente, com excepção de Faro, estão em aviso amarelo devido à previsão de tempo quente até às 22:00 de sexta-feira.