Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, lançou a primeira pedra do novo Parque Empresarial do Entroncamento, no dia 23 de Dezembro, e acompanhada de Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal, visitou outras obras em curso no concelho.
Na visita às obras de requalificação em curso no concelho do Entroncamento, a Ministra, pode visualizar parte dos projectos de requalificação da ARU 1 e ARU 3 – Bairros Ferroviários, Bairros Sociais, Jardins e Zona Industrial desactivada. Projectos financiados por fundos comunitários que representam um investimento de mais de 1.7 milhões de euros.
O momento alto da visita da governante decorreu já no novo Parque Empresarial do Entroncamento, onde foi lançada a primeira pedra, por Ana Abrunhosa e Jorge Faria, Ministra da Coesão Social e Presidente da Câmara Municipal, respectivamente.
O Parque Empresarial será um espaço estruturado que possibilitará a fixação de empresas, cuja actividade económica contribua para a melhoria de uma estratégia de desenvolvimento local e regional, promovendo a atractividade económica no concelho, a concretizar uma visão para um município mais moderno, mais inteligente e mais desenvolvido, com foco na criação de valor e emprego.
Localizado no Casal Vidigal, freguesia de Nossa Senhora de Fátima, tem cerca de 20 hectares (150 mil metros quadrados de área útil), é composto por 14 lotes e representa um investimento de 1.663.000,00 €. O espaço permitirá a fixação de mais empresas, atraindo investimento para o concelho, prevendo-se a criação de 400 novos postos de trabalho. Neste momento, prevendo-se a sua conclusão para julho de 2021, 1/3 da área total do Parque Empresarial já se encontra concessionado.
A Ministra da Coesão Territorial referiu “a importância da estratégia definida pelo Município do Entroncamento em valorizar o seu património, com aposta na sua reabilitação urbana”, acrescentou ainda que “é notório o trabalho desenvolvido pelo município na captação de financiamento comunitário, muitas vezes mais do que municípios de maior dimensão e sobretudo a capacidade de executar esses investimentos.”
Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal agradeceu à ministra Ana Abrunhosa, a sua presença e a disponibilidade demonstrada por aquele ministério, salientando que “o Entroncamento beneficia de excelentes acessos rodoviários e ferroviários a todo o território nacional e internacional e de uma centralidade única no país, a par dessa centralidade, este executivo tem procurado criar as melhores condições para a fixação de empresas no Entroncamento, de forma atrair investimento, não só para este concelho mas para a região do Médio Tejo.”
Relativamente à requalificação do espaço público foi possível verificar o decorrer das obras na Rua Eng. Ferreira de Mesquita, zona de forte património arquitectónico e de relevância histórica e o qual o município está fortemente empenhado em revitalizar, assim como a Travessa do Cais, a Rua 1º de Maio e Praça das Tílias, que vai ganhar espaços verdes, equipados com mobiliário urbano e que permitirá aos munícipes usufruir de um novo espaço público.
Outro ponto desta importante visita foram as obras de requalificação do Bairro de Camões. Uma requalificação tem por objectivo a remodelação integral do Bairro Camões, abrangendo a remodelação de infra-estruturas, arruamentos, passeios e acessibilidades e que decorre em paralelo com a reabilitação das 32 habitações, a ser feita por investidores privados.