Foto: Município de Tomar

Na sequência dos danos causados pela depressão Kristin, a Ministra da Cultura, Margarida Balseiro Lopes, esteve em Tomar numa visita de trabalho ao Convento de Cristo e à Mata dos Sete Montes, acompanhada pela sua equipa técnica, pelo presidente da Câmara Municipal de Tomar, Tiago Carrão, e pela diretora do Convento de Cristo, Andreia Galvão, com o objetivo de avaliar no terreno os estragos provocados pelo temporal.

A visita incluiu a observação dos danos no Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO, onde se registaram, entre outras ocorrências, a destruição de um vitral e o desprendimento de duas gárgolas, bem como os impactos significativos na envolvente arbórea, nomeadamente no laranjal histórico e na Mata dos Sete Montes, área contígua ao monumento e gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Um dos pontos centrais da visita foi a Charolinha da Mata dos Sete Montes, monumento icónico do século XVI, que funcionava como “casa de fresco” dos monges, com pontos de água destinados à oração e recolhimento. As árvores derrubadas pela tempestade provocaram a sua destruição quase total.

De acordo com as estimativas técnicas iniciais, a recuperação da Charolinha “poderá representar um investimento na ordem dos 250 mil euros”, enquanto os trabalhos necessários no Convento de Cristo rondarão os 500 mil euros”, revela o Município de Tomar em comunicado, adiantando ainda que estas intervenções “deverão integrar-se no fundo nacional de 20 milhões de euros destinado à recuperação do património cultural afetado”, recentemente anunciado pelo Governo.

A Ministra da Cultura manifestou a sua sensibilidade e disponibilidade para apoiar quem está no terreno a lidar com as consequências da intempérie, assegurando “que existem condições para avançar com a reconstrução da Charolinha no mais curto espaço de tempo possível”, apontando como objetivo a sua reposição até ao final de 2027.

Foi ainda assumido um compromisso de colaboração entre o Município de Tomar, o Convento de Cristo e a entidade Monumentos e Museus de Portugal, com o apoio do Ministério da Cultura, no sentido de desenvolver um novo programa de dinamização deste património e estudar a possibilidade de reclassificação de todo o complexo monumental, “valorizando a sua dimensão histórica, cultural e paisagística”, sublinha.

A município informa que, por razões de segurança, a Mata dos Sete Montes manter-se-á encerrada ao público, uma vez que subsistem árvores instáveis, “sendo prioritária a estabilização da área antes de qualquer reabertura”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Quatro detidos por furto qualificado em Santarém

O Comando Distrital de Santarém da PSP, através da Esquadra de Investigação Criminal de Santarém e com a colaboração de outros meios policiais da…

Carta Gastronómica do Concelho de Santarém, um “legado alimentar” para as gerações futuras

A Carta Gastronómica do Concelho de Santarém foi apresentada, no passado domingo (dia 29 de Outubro), no Salão Nobre da Casa do Campino, numa…

Família pede ajuda para encontrar jovem desaparecido

Um jovem de 22 anos, residente em Fazendas de Almeirim, está desparecido desde segunda-feira, dia 12 de Junho. Diogo saiu de casa pelas 20h30…

Foi hoje apresentado o projecto MOBI.SÉNIOR – Transporte Colectivo Sénior do Concelho de Santarém

O MOBI.SÉNIOR – Transporte Colectivo Sénior do Concelho de Santarém, foi apresentado esta segunda-feira, dia 09, pelas 10h30. O minibus percorre um circuito com…