“Entre Portas e Conversas”. Assim se denomina a primeira das 8 Rotas Turísticas que estão agora a ser lançadas no território no âmbito do projecto de inovação social “100 Memórias e Estórias”, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA).

O projecto visa envolver activamente a comunidade no desenvolvimento de um roteiro turístico global, denominado por “Roteiro Origens, que passa pelas freguesias de Alcanede, Aldeia da Ribeira, Mata do Rei, Pé da Pedreira, Valverde, Vale da Trave, Gançaria e Fráguas e, ao mesmo tempo, combater e prevenir a vulnerabilidade social e o isolamento.

No terreno, uma centena de pessoas orientadas por técnicos da instituição recolheram o património material e imaterial daquelas aldeias, que depois foram tratadas e preservadas digitalmente com o propósito de transformar toda esta informação em rotas que interpretam e dão vida a esse mesmo território.

No passado dia 6 de Maio, o lançamento da primeira rota “Entre Portas e Conversas”, na Aldeia da Ribeira, significou o “início do culminar de uma caminhada” de quase três anos em que o projecto

está em desenvolvimento, e que envolve, principalmente, idosos que não estão enquadrados

em quaisquer respostas sociais, assim como pessoas que “estão em vulnerabilidade por pobreza, ou outra situação de exclusão, para além de jovens que não estão a trabalhar nem a frequentar nenhuma escola ou curso de formação”, explica Wanda Mendo, provedora da SCMA.

Em paralelo, os benificiários participaram num programa de oficinas de várias áreas do saber, desde o teatro às TIC, passando pela costura criativa e expressão plástica, englobando três eixos fundamentais, o da ‘Inovação e Modernidade’, ‘Saberes e Fazeres de Outrora’ e ‘Agora o Público’.

“Esta rota, em concreto, fala das estórias e tradições de um povo. Passa pelos negócios locais, pela história das festas da aldeia, pela actividade da resinagem que foi outrora muito expressiva em Aldeia da Ribeira e até mesmo pela tradição do Carnaval”, explica a responsável, destacando que todos estes aspectos foram identificados e trabalhados pelos próprios benificiários do projecto.

“Essa é a grande mais-valia e a originalidade deste programa”, diz Wanda Mendo, acrescentando: “sendo este projecto focado nas pessoas, esta solução inovadora pretende estimular o contato entre vizinhança, promover acções de literacia e criar espaços de convívio”.

Segundo disse, esta iniciativa, apoiada pelo Programa “Portugal Inovação Social e co-financiada pelo Fundo Social Europeu e Portugal 2020, permitiu também “humanizar e revitalizar espaços degradados” ou sem actividade como escolas primárias ou associações recreativas das localidades, “fortalecendo por o espírito de comunidade e desenvolvimento local”.

Wanda Mendo explicou que a tónica deste plano é, precisamente, “combater o isolamento social”, preservando, em simultâneo, os saberes, costumes e tradições das populações destas freguesias do concelho de Santarém, dando-lhes competências e empoderando-as, recriando historicamente os saberes, as artes e vivências mais marcantes na vida de cada aldeia, contada na voz dos protagonistas, numa experiência de aprendizagem intergeracional, que ficará registada e partilhada com a comunidade nestes roteiros.

O projecto “100 Memórias e Estórias” tem uma forte vertente turística e outra de literacia digital, segundo explica a provedora: “estamos a dar voz a este grupo de pessoas, a dar-lhes tempo, para que eles, não só vivenciem estas memórias, artes e ofícios, como, também, para que essas actividades e estes saberes possam ficar digitalizados e registados para as gerações futuras”.

Este Projecto é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e conta, a nível local, com a parceria, enquanto investidor social dos Municípios de Santarém e Rio Maior e Juntas de Freguesia de Alcanede, Fráguas e Gançaria, bem como a Assembleia de Compartes do Baldio do Vale da Trave, Casal D Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar e o Conselho Directivo do Baldio de Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira. O Grupo Ferrar é também um parceiro deste projecto.

Leia também...

Município do Entroncamento implementa Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem

O Município do Entroncamento vai implementar o Orçamento Participativo e o Orçamento Participativo Jovem no concelho. Segundo um comunicado da autarquia, esta implementação é…

Politécnico de Santarém inaugura nova residência em Rio Maior

Uma nova residência universitária do Politécnico de Santarém, com 122 camas, vai ser inaugurada na quinta-feira no ‘campus’ de Rio Maior, num investimento de…

Comitiva do NRP Álvares Cabral assinala aniversário do navio com homenagem ao Patrono na Igreja da Graça

No âmbito da Comemoração do 27ª Aniversário da fragata NRP Álvares Cabral, cerca de 110 elementos da Marinha Portuguesa, fizeram na passada quinta-feira, dia…

Rapariga de 17 anos esfaqueada em Abrantes

Uma rapariga de 17 anos foi esfaqueada hoje em Abrantes, com as suspeitas da agressão a recaírem sobre o seu companheiro, de 21 anos,…