A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) promove dia 22 de Maio, as Jornadas de Saúde que decorrem, ao longo do dia, no Convento de S. Francisco, em Santarém.
Subordinadas ao tema “Desafios, oportunidades e tendências”, as Jornadas contam com o provedor da SCMS, José Miguel Noras, do presidente da Câmara, João Teixeira Leite, de Paula Carloto, directora distrital da Segurança Social e Manuel de Lemos, presidente das UMP na sessão de abertura, seguindo-se o primeiro painel, pelas 8h45, com Carlos Andrade (Apoio domiciliário: o futuro) e Etelvina Ferreira (Residências assistidas – uma tendência ou uma necessidade?).
Depois de uma pausa para café, segue-se o segundo painel do dia, com a enfermeira Sónia Malaca (Hospitalização domiciliária) e João Ferreira, da ILS Lezíria (Cuidados de saúde primários – o papel que têm na colaboração com os serviços de saúde).
Pelas 11h40, a “saúde colaborativa” vai estar em debate, moderado pelo jornalista Paulo Bastos, seguindo-se a intervenção de João Paulo Carvalho, vice-presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros, subordinada ao tema “O futuro das IPSS’s na saúde colaborativa”.
No período da tarde, pelas 14h30, serão debatidos os “novos paradigmas na saúde para uma longevidade saudável e activa” que contará com intervenções de Raquel Medinas, sobre “a importância da visão comunitária na abordagem em Saúde Mental”; Inês Mota que falará sobre “a microbiota intestinal como novo terapêutico e uma tendência emergente; Tersa Paiva desenvolverá o tema “Sono: o pilar invisível” e Carlos Januário, sobre o “exercício físico e longevidade: uma conexão comprovada.
As Jornadas prosseguem, pelas 16h45 com Marcos Pinto, apresentador e coach, em “Cuidar de mim, sim!”, seguindo-se o encerramento dos trabalhos, pelas 17h15.