A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém estão a promover esta sexta-feira, 3 de Junho, as VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias. A iniciativa prolonga-se até às 18:00, terminando com uma visita guiada à Capela Dourada e à Igreja de Jesus Cristo.

Reflectir sobre a realidade e as potencialidades do património museológico detido em todo o país pelas Misericórdias é o propósito desta iniciativa que decorre na Igreja da Misericórdia, em Santarém, e que retoma a sua realização, depois de dois anos de interregno.

As Jornadas pretendem “aprofundar as boas práticas para a protecção e conservação deste património”. Outro dos propósitos é o de debater “os desafios e as oportunidades que a oferta cultural disponibilizada pelas Misericórdias pode representar para o desenvolvimento da economia do turismo, para a coesão do território, para a sustentabilidade das Santas Casas”.

“Através das suas realidades museológicas, as Misericórdias têm a possibilidade de mostrar e divulgar a vasta experiência e conhecimento dos movimentos sociais em cada comunidade, uma vez que ao longo de séculos foram, e ainda são, promotoras de cultura e tradições locais”, refere a UMP.

As misericórdias têm 82 espaços museológicos, incluindo museus, casas-museu, núcleos, centros interpretativos, centros de memória ou colecções visitáveis.

Leia também...

IV Festival Gastronómico das Couves com Feijões em 42 restaurantes

O Município de Torres Novas organiza, entre os dias 19 e 28…

António Carmo na Sociedade de Belas Artes

Está patente ao público até ao próximo 24 de Abril na Sociedade…
Foto de Arquivo

Convento de Cristo inaugura requalificação da Portaria Filipina no domingo

Os espaços requalificados da Portaria Filipina do Convento de Cristo, em Tomar,…

Exposição “Portugal 70 anos depois” até 30 de abril no Fórum Mário Viegas

O Fórum Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, tem patente,…