A Mitsubishi Fuso Truck Europe anunciou uma paragem de produção a partir de sexta-feira, na fábrica do Tramagal, concelho de Abrantes, por tempo indeterminado, devido ao atraso na entrega de componentes e à escassez no abastecimento de semicondutores.
Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da empresa confirmou a paragem forçada “a partir de amanhã”, dia 15 de Outubro, tendo atribuído a mesma a uma “disrupção da cadeia de abastecimento de componentes”, e afirmado que a “paragem da produção é consequência de problemas no Terminal de Contentores de Sines e atraso de navios”.
Segundo a mesma fonte, “este problema junta-se à escassez no abastecimento de semicondutores”, estando a retoma da actividade “dependente da resolução dos problemas”.
A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) em Tramagal é o centro de produção da FUSO na Europa e emprega 450 trabalhadores, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados.
A empresa deu ainda conta que a actividade na fábrica da MFTE em Tramagal, no concelho de Abrantes, “tem sido afectada nos últimos meses por questões globais de falta de contentores e atraso de navios vindos do Japão na rota marítima Ásia – Europa”, e que “levaram já a paragens esporádicas” da produção.
“Esta semana”, acrescentou a mesma fonte, “a situação agravou-se com novas interrupções na cadeia de abastecimento devido a atrasos relacionados com grandes congestionamentos nas operações no porto de Sines e nos transportes ferroviários”.
Face ao actual cenário, “a fábrica no Tramagal vai parar a partir de amanhã, dia 15, estando-se a avaliar a evolução da situação e a aguardar que o restabelecimento da cadeia de abastecimento permita retomar a produção na próxima semana”, concluiu.
A produção anual de 2020 da fábrica do Tramagal cifrou-se nas 6.328 unidades, com um volume de facturação de 151 milhões de euros. Com um total de 450 colaboradores, a MFTE teve na União Europeia, Reino Unido e Suíça os seus principais mercados.
A MFTE já produziu na fábrica do Tramagal mais de 200.000 veículos, dos quais 95% para exportação.
Em 2019, fabricou 11.036 veículos Canter, sendo mais de 90% para exportação para o mercado europeu e também para os Estados Unidos, Israel, Turquia e Marrocos.
A empresa instalada no concelho de Abrantes, maior exportadora do distrito do Santarém, facturou cerca de 222 milhões de euros em 2019.