A Praceta de S. João, em Santarém, ganhou uma nova imagem, graças à iniciativa de um grupo de moradores, que num exemplo de cidadania ativa e cooperação, mostraram que os problemas de uma comunidade podem ser resolvidos pela própria comunidade. 

A iniciativa revelou o poder da ação coletiva e o sentido de pertença dos residentes. A ideia nasceu da vontade de devolver cor ao muro, cinzento de sujidade, conferindo-lhe um novo aspeto, que o mural de Francisco Camilo veio alegrar. A CMS e UJ FS aliaram-se a este desejo de melhorar o espaço, colocando bancos e floreiras, tornando o local mais acolhedor.

A ARSD – Associação de Residentes em S. Domingos, congratula-se e felicita a Praceta de S. João, que se tornou um símbolo de cooperação e orgulho local, inspirando outros a agir. Provaram que pequenas ações conjuntas permitem mais proximidade e cordialidade entre vizinhos, gerando mudanças que tornam os bairros sítios mais agradáveis para se viver. É juntando pequenos esforços que se conseguem grandes feitos.

Emília Daniel Leitão

 

Leia também...

Festival Materiais Diversos em Alcanena e Minde para “aproximar as pessoas e as artes”

A 12.ª edição do Festival Materiais Diversos (FMD) vai realizar-se de 05 a 15 de outubro em Alcanena e Minde, vila “berço” do festival,…

Santarém lança programa para regeneração do Centro Histórico

A Câmara de Santarém aprovou um programa com vista à regeneração urbana do Centro Histórico, através da realização de obras de conservação em fachadas,…

Orçamento para 2026 do Município de Ourém é de 74 milhões de euros

O Município de Ourém vai ter, em 2026, um orçamento de 74 milhões de euros (ME), sendo a rubrica com maior peso a da…

Confraria Gastronómica do Ribatejo apresentou Carta Gastronómica do Ribatejo

A Carta Gastronómica do Ribatejo, elaborada pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, foi apresentada e entregue ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo…