Faleceu esta noite, aos 84 anos, no Hospital de São José, em Lisboa, Joaquim Adriano Botas Castanho, ex-vereador da Câmara Municipal de Santarém entre 1994 e 2002, onde chegou a exercer o cargo de vice-presidente.
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, Botas Castanho exerceu diversos cargos públicos ao longo da sua vida, entre os quais se destacam: Cônsul Honorário do Brasil em Santarém; Membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão; Presidente da Assembleia Geral do Círculo Cultural Scalabitano e Presidente da Assembleia Geral do Lar de Santo António da Cidade de Santarém.
Foi Presidente da Comissão de Gestão do Serviço Distrital de Santarém dos Serviços Médico-Sociais; Membro da Comissão Instaladora da Administração Distrital dos Serviços de Saúde; Dirigente da Administração Regional de Saúde de Santarém; Adjunto do Ministro da Saúde; Professor de Sociologia da Escola Superior de Enfermagem; Vereador da Câmara Municipal de Santarém, com funções de Vice-Presidente (1994-2002) e Governador Civil do Distrito de Santarém (em 2009).
À família enlutada, o Correio do Ribatejo endereça as suas mais sentidas condolências.
Ao final da manhã de hoje, e como “forma de homenagear” a vida de um Homem que tanto deu à causa pública, foi decretado luto municipal nos dias 12 e 13 de Julho de 2024.
O corpo do antigo autarca chega hoje, pelas 20:00, à Igreja da Graça, onde permanecerá em Câmara Ardente até às 15:30 de amanhã, sábado. Pelas 14:00 será celebrada Missa de Corpo Presente e, pelas 16:00, serão realizadas, no Crematório de Santarém, as exéquias.