A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Luísa Novo Vaz, morreu hoje, aos 72 anos, vítima de doença prolongada.

Luísa Novo Vaz, advogada, estava internada no hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, onde morreu ao início da manhã de hoje.

Natural de Santarém, Luísa Novo Vaz residiu em Luanda, Angola, e estudou nas faculdades de Direito das universidades de Lisboa e de Coimbra.

Luísa Novo Vaz foi eleita provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo em Novembro de 2016 e reeleita para novo mandato em Novembro de 2020.

Além de advogada e provedora da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, entre 1986/87, Luísa Novo Vaz deputada na Assembleia Municipal de Viana do Castelo, eleita pelo Partido Renovador Democrático (PRD).

Contactado pela agência Lusa, o ainda presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, disse tratar-se de uma “grande perda”.

“Era uma provedora da Santa Casa fortemente imbuída da missão da instituição e, este ano, estava muito empenhada nas celebrações dos 100 anos da Misericórdia. Foi também uma pessoa muito ligada à vida cívica, com participação em actividades políticas. Era uma distinta advogada de Viana do Castelo”, disse.

Para o autarca socialista cessante, Viana perdeu “não só uma provedora, mas uma pessoa de fortes convicções, grande determinação, uma figura com forte participação cívica e democrática”.

Leia também...

GNR realiza operação de segurança durante a Feira Nacional do Cavalo

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Santarém irá realizar, entre os dias 3 e 12 de novembro, uma operação de…

Rio Maior homenageou os melhores do concelho em Gala do Desporto

  O evento decorreu no passado sábado, no Cineteatro de Rio Maior, e contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Rio…

Hospitais do CHMT festejam o Natal fora de portas

Pela primeira vez na história do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a Festa de Natal das três unidades vai realizar-se fora de portas…

Crematório de Almeirim avança para concurso público

O concurso público para o futuro crematório de Almeirim foi aprovado ontem, em reunião de Câmara daquele município. Esta obra com um investimento de…