Foto: Carlos Quintino / Eu Gosto De Santarém

O militar de carreira José dos Santos Gomes, conhecido como sargento ‘Passarinho’, faleceu na madrugada da passada sexta-feira, 11 de Março, aos 87 anos de idade, em Santarém.

Figura sobejamente conhecido em Santarém, o sargento-mecânico marcava presença assídua nas homenagens a Salgueiro Maia e comemorações do 25 de Abril e cerimónias militares na cidade, sempre trajado a rigor com o uniforme de gala do Exército.

Foi camarada e amigo do capitão Salgueiro Maia, tendo integrado a Escola Prática de Cavalaria de Santarém entre 1956 e 1991, ano em que se reformou como Sargento-Mor. Foi combatente em África, onde cumpriu três comissões de serviço durante o período da guerra colonial. Esteve por duas vezes em Moçambique e uma terceira na Guiné-Bissau, entre os anos de 1961 e 1974.

Na antiga EPC, como “mecânico de carros de combate e de viaturas especiais”, colaborou activamente na preparação de veículos militares que participaram no 25 de Abril de 1974, 11 de Março e 25 de Novembro de 1975, datas marcantes na história recente de Portugal.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.