O Presidente da República iniciou ao final da manhã desta segunda-feira, 21 de Janeiro, uma viagem de camião entre Lisboa e Porto para conhecer os problemas dos camionistas de longa distância, acompanhado ao longo de todo o trajecto pela comunicação social. O motorista que deu boleia Marcelo Rebelo de Sousa é Fernando Frazão, natural de São Vicente do Paúl.

“Não há nada como conhecer. É isso que eu vou tentar fazer hoje”, declarou o Presidente da República aos jornalistas.

Marcelo Rebelo de Sousa partiu do Terminal de Carga Aérea do Aeroporto de Lisboa num camião de transporte de mercadorias da empresa TMP, conduzido por Fernando Frazão, fundador e presidente da associação “Motoristas do Asfalto”, com quem já tinha estado em dezembro, na Mealhada.

Uma equipa da TVI seguiu com o chefe de Estado no interior da cabine, onde também estavam instaladas no tablier três pequenas câmaras de vídeo, para depois dar a vez à CMTV, à Rádio Quinta do Conde, à RTP, à SIC e a outros órgãos de comunicação social, ao longo do percurso pela Estrada Nacional n.º 1.

À chegada, o Presidente da República disse estar a cumprir uma promessa que fez no dia 18 de Dezembro a Fernando Frazão, de que “logo que pudesse faria o percurso Lisboa-Porto, para ver como era” e tentar “perceber um bocadinho os problemas” dos camionistas de longa distância.

Dirigindo-se para Fernando Frazão, Marcelo Rebelo de Sousa declarou-se “preparadíssimo” para a viagem e comentou: “Temos é de mudar muitas vezes de jornalistas, já sabe? Entram, saem, entram, saem”.

O chefe de Estado almoça com outros membros da associação “Motoristas do Asfalto” em Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra. A segunda metade do trajecto será feita com Alexandrina Santos ao volante, uma camionista que também conheceu no dia 18 de dezembro, na Mealhada.

Esse encontro aconteceu na semana em que estavam convocadas na Internet para vários pontos do país manifestações inspiradas no movimento dos “coletes amarelos”, em França, que tiveram fraca adesão.

Leia também...

José Saramago condecorado postumamente com o grande-colar da Ordem de Camões

O Presidente da República condecorou ontem, dia 16 de Novembro, postumamente José Saramago com o grande-colar da Ordem de Camões, pelos “serviços únicos prestados…

Ex-aluno da Agrária de Santarém sagra-se Campeão Nacional de Saltos

João Marquilhas, conquistou pela segunda vez o título de Campeão Nacional de Saltos de Obstáculos, no passado domingo, na Sociedade Hípica Portuguesa em Lisboa.…

Ginásio Clube de Tomar comemorou o dia do Pai

O Ginásio Clube de Tomar abriu portas, no dia 20 de Março, para as famílias comemorarem o dia do Pai. O convite não era…

Governo nomeia ex-secretário de Estado do Emprego Octávio de Oliveira para a Segurança Social

 Octávio Félix de Oliveira é o novo presidente do Instituto de Segurança Social, anunciou hoje o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS),…