Os motoristas da rodoviárias do Oeste, Lis e Tejo voltam a entrar em greve entre as 03:00 de 3 de Janeiro e as 03:00 de 5 de Janeiro.

O protesto dos trabalhadores da empresa prende-se com os horários de trabalho, aumentos salariais e as “situações discriminatórias” relativas a diferenças laborais e salariais entre trabalhadores, por serem abrangidos por duas convenções de trabalho diferentes.

Em comunicado a empresa já pediu desculpa aos utentes pelo incomodo que possa vir a ser causado no serviço. As perturbações devido à greve devem abranger os concelhos de Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Golegã, Entroncamento, Mação, Rio Maior, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

Recorde-se que esta é a segunda greve convocada pelos funcionários da empresa em menos de dois meses.

Manuel Castelão, da Federação Nacional das Comunicações e Transportes (FECTRANS), salientou que na greve anterior os trabalhadores foram recebidos pela empresa para uma reunião, mas não foi assumido pela entidade patronal “qualquer compromisso” de actualização salarial, voltando a dizer que “qualquer actualização salarial teria de ser feita no âmbito da negociação com a acção patronal do sector”.

“Nesse contexto, foi isso que nós transmitimos aos trabalhadores e os trabalhadores decidiram avançar com nova paralisação para os dias 03 e 04 de Janeiro e também com a recusa ao trabalho em dia de folga a partir da próxima semana”, avançou.

As três transportadoras pertencem ao grupo Barraqueiro e à Transdev (49% de participação cada uma, com os outros 2% a pertencerem à empresa-mãe Rodoviária do Tejo), explicou.

Leia também...

Constância assinala os 100 anos do fim da Grande Guerra

Na próxima segunda-feira, 12 de Novembro, às 11h00, no Jardim da Zona Industrial de Montalvo, o Município de Constância vai dinamizar um evento evocativo…

Obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo

Reunião de projecto vai juntar no Cartaxo técnicos do Ministério da Educação e da Câmara Municipal.  Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do…

Ex-deputado por Santarém é candidato à liderança do CDS-PP

O ex-deputado centrista Filipe Lobo d’Ávila, do grupo “Juntos pelo Futuro”, confirmou que será candidato à liderança do CDS-PP no congresso de Janeiro de…

GNR de Torres Novas denuncia falta de material ao Comando Territorial de Santarém

O comandante do Posto Territorial de Torres Novas denunciou a falta de material através do envio um ofício ao Comando Territorial da GNR de…