O movimento proTejo vai centrar a sua actuação este ano “na mobilização e sensibilização” dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos afluentes do rio, anunciou hoje a organização.

O proTejo – Movimento pelo Tejo aprovou na sexta-feira, em reunião do conselho deliberativo, a estratégia e a programação das actividades para este ano.

“O movimento proTejo centrará a sua actuação durante o ano de 2021 na mobilização e sensibilização dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos afluentes do rio Tejo, para defenderem a biodiversidade de um rio Tejo e afluentes livres de barragens e açudes, com dinâmica fluvial adequada à preservação dos fluxos migratórios das espécies piscícolas e ao usufruto das populações ribeirinhas”, refere, em comunicado.

O movimento defende também a definição de caudais ecológicos nos planos de gestão da região hidrográfica (2022/2027), “nomeadamente à entrada do rio Tejo em Portugal na barragem de Cedilho e na Ponte de Muge, actuais pontos de controlo dos caudais mínimos da Convenção de Albufeira”.

Entre as iniciativas previstas para este ano está a divulgação do memorando “Por Um Tejo Livre” junto de pescadores, comunidade científica, associações, empresários regionais, instituições governamentais, organizações não-governamentais e autarquias até Maio, estando prevista uma conferência de imprensa por videoconferência para o seu lançamento no dia 29 de Janeiro.

Entre outras, está também prevista a apresentação de “alegações na participação pública do projecto de Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo, a ser apresentado pela Agência Portuguesa do Ambiente em Janeiro de 2021″.

Leia também...

Produtos de plástico de utilização única com mercado vedado a partir de hoje

Produtos de plástico de utilização única, como cotonetes, talheres, pratos, palhinhas ou varas para balões, estão a partir de hoje proibidos de serem colocados…

VÍDEO | Rio Alviela como há muito tempo não se via, com água limpa e sem poluição

Edgar Pinto e Stany Gonçalves, dois activistas anti-poluição do Rio Alviela, estiveram recentemente dentro do leito onde puderam constatar que o curso de água…

Ecolezíria investe mais de 30 mil euros na lavagem de ecopontos

A Ecolezíria deu por concluído, no passado dia 26 de Abril, o processo de lavagem e desinfeção dos ecopontos destinados à recolha de resíduos…

Almeirim sensibiliza cidadãos para recolha de resíduos porta-a-porta

A Câmara de Almeirim vai realizar, na quinta-feira, 11 de abril, uma sessão de esclarecimento sobre a recolha de resíduos porta-a-porta que vai começar…