O movimento proTejo vai centrar a sua actuação este ano “na mobilização e sensibilização” dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos afluentes do rio, anunciou hoje a organização.

O proTejo – Movimento pelo Tejo aprovou na sexta-feira, em reunião do conselho deliberativo, a estratégia e a programação das actividades para este ano.

“O movimento proTejo centrará a sua actuação durante o ano de 2021 na mobilização e sensibilização dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos afluentes do rio Tejo, para defenderem a biodiversidade de um rio Tejo e afluentes livres de barragens e açudes, com dinâmica fluvial adequada à preservação dos fluxos migratórios das espécies piscícolas e ao usufruto das populações ribeirinhas”, refere, em comunicado.

O movimento defende também a definição de caudais ecológicos nos planos de gestão da região hidrográfica (2022/2027), “nomeadamente à entrada do rio Tejo em Portugal na barragem de Cedilho e na Ponte de Muge, actuais pontos de controlo dos caudais mínimos da Convenção de Albufeira”.

Entre as iniciativas previstas para este ano está a divulgação do memorando “Por Um Tejo Livre” junto de pescadores, comunidade científica, associações, empresários regionais, instituições governamentais, organizações não-governamentais e autarquias até Maio, estando prevista uma conferência de imprensa por videoconferência para o seu lançamento no dia 29 de Janeiro.

Entre outras, está também prevista a apresentação de “alegações na participação pública do projecto de Plano de Gestão da Região Hidrográfica do Tejo, a ser apresentado pela Agência Portuguesa do Ambiente em Janeiro de 2021″.

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…

Passeio interpretativo nos 40 anos da Reserva Natural Paul do Boquilobo

O município de Torres Novas vai promover no domingo, 28 de Junho,…

Entroncamento investe 300 mil euros na estabilização das margens da albufeira do Parque do Bonito

A Câmara Municipal do Entroncamento aprovou em reunião de câmara na terça-feira,…