Na passada semana (dias 7 e 8 de Setembro) o Movimento Transformers esteve no Município da Chamusca com o objectivo de formar e capacitar os agentes locais através de metodologias de educação não formal. A formação decorreu no Edifício de São Francisco e contou com 40 participantes: mentores de actividades extracurriculares, técnicos dos gabinetes da juventude, da educação e desporto da Câmara Municipal da Chamusca.

Foram dois dias de muita aprendizagem prática, partilha e planeamento do ano lectivo, onde o mais importante foi a percepção de que é fundamental trabalhar em conjunto em prol da resolução dos problemas sociais que se passam dentro e fora das salas de aula.

Segundo Cláudia Moreira, Vereadora do Pelouro da Educação, “o feedback foi tão positivo que estamos já a planear um segundo momento de interacção para se trabalharem ainda mais as relações dos participantes, descobrirmos os seus superpoderes para os colocarmos ao serviço da comunidade”.

O Movimento Transformers é um movimento nacional de voluntariado recomendado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que tem como missão aumentar os índices de envolvimento cívico e social das comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer. A actuar há oito anos com metodologias de educação não formal e depois de 22 municípios em transformação chegou a vez da Câmara da Chamusca fazer parte desta aventura.

Leia também...

Hospital de Santarém refuta críticas dos enfermeiros quanto à progressão na carreira

A Administração do Hospital de Santarém refutou as críticas do Sindicato dos…

Escola Sá da Bandeira recebe Encontro de Jovens Cientistas

A sessão solene do “XXVII Encontro Internacional de Jovens Cientistas das Escolas…

IPSS do distrito de Santarém com falta de equipamento de protecção

O presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)…

Campanha de recolha de sangue em Abrantes

A Unidade de Saúde Familiar D. Francisco de Almeida, em Abrantes, vai…