A Câmara de Santarém aprovou medidas de apoio às famílias, instituições e empresas do concelho afectadas pelas medidas impostas devido à pandemia da covid-19, retroactivas a 01 de Janeiro e a vigorar enquanto durar o estado de emergência.

Entre as medidas, que vão ser submetidas à Assembleia Municipal, contam-se a suspensão da cobrança das tarifas fixas e variáveis de água e saneamento às instituições particulares de solidariedade social e a isenção das tarifas fixas e do primeiro escalão da tarifa variável às famílias cujo rendimento tenha, comprovadamente, sofrido uma redução acentuada, encontrando-se em situação de vulnerabilidade económico-financeira, afirma uma nota do município liderado por Ricardo Gonçalves (PSD).

Os comerciantes obrigados a encerrar a atividade e que demonstrem quebra acentuada de rendimentos verão suspensa a cobrança da taxa fixa de resíduos sólidos urbanos, terão prorrogação dos prazos de pagamento das faturas de água sem juros e será facilitado o pagamento em prestações.

Será suspenso o pagamento de todas as taxas relativas à ocupação de espaço público para os estabelecimentos comerciais a funcionar em espaços municipais que estão encerrados, sendo os vendedores do mercado bimensal isentados do pagamento das taxas de ocupação dos terrados.

O município decidiu ainda prorrogar o prazo de pagamento das rendas de habitação social até ao final do estado de emergência e suspender a cobrança das taxas de inumação nos óbitos por covid-19, afirma a nota.

Leia também...

Desfile académico anima ruas de Santarém (vídeo e galeria de fotos)

O Desfile dos Caloiros do Instituto Politécnico de Santarém voltou a animar as ruas da cidade, na tarde de quarta-feira, 2 de Novembro. Os…

Chuvas afetam 20 vias em nove concelhos do distrito de Santarém

Vinte vias rodoviárias de nove concelhos do distrito de Santarém foram afetadas pelas chuvas, revelou hoje a Comissão Distrital de Proteção Civil, que ativou…

Dona de lar que manteve idosa morta em quarto começa a ser julgada

O Tribunal de Santarém começa a julgar, quarta-feira, dia 02 de Fevereiro, a proprietária de um lar ilegal em Torres Novas, acusada de manter…

Suspeito de incêndio florestal em Benavente fica em prisão preventiva

Um homem de 62 anos detido por suspeita de ter ateado um incêndio numa quinta, em Benavente, no passado dia 15, ficou em prisão…