Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Câmara de Santarém vai ceder um terreno na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à Entogreen para a execução do projeto “InsectERA – A ERA da indústria dos insetos”, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A decisão, tomada por unanimidade na reunião do executivo municipal da segunda-feira, está relacionada com a participação do município no consórcio externo do projeto, financiado pelo PRR no âmbito dos projetos mobilizadores de agendas de inovação.

No documento consultado hoje pela Lusa, o município justificou a alienação direta do imóvel com a necessidade de promoção do desenvolvimento socioeconómico de uma freguesia afetada durante décadas por problemas de poluição ambiental, que reduziram o emprego e, consequentemente, a população residente.

O projeto financiado pelo PRR em 17 milhões de euros, num investimento de 57 milhões, prevê a criação de três fábricas de produtos derivados de insetos, uma de produção de quitosano e um centro logístico, estimando gerar 150 postos de trabalho e a industrialização de uma centena de novos produtos, processos e serviços à base de insetos para alimentação animal e humana, cosmética, bioplásticos e biorremediação.

Leia também...

Estratégia para o turismo “Diferenciar Coruche” destacada pela Organização Mundial de Turismo

A “Estratégia para o Turismo 2021-2026: Diferenciar Coruche”, apresentada no Observatório do…

Três homens detidos por furto de cobre em Tomar

Três homens, com idades entre os 22 e os 31 anos, foram…

Eleição para a Junta de Freguesia de Pernes repete-se domingo

Os eleitores da freguesia de Pernes, no concelho de Santarém, voltam domingo…

Município de Coruche distinguido como “Destino Ativo e de Experiências”

O Município de Coruche foi distinguido a 12 de dezembro, em Castro…