O Município da Chamusca volta a aplicar, em 2025, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) mais baixa permitida por lei, fixada nos 0,3% para prédios urbanos e nos 0,8% para prédios rústicos. Estas medidas reflectem, segundo a autarquia, “o compromisso do Executivo com o apoio às famílias, às pequenas empresas e à dinamização económica local”.

Em 2025, o Município reforça o IMI Familiar, que reduz ainda mais o valor do imposto para agregados com dependentes a cargo, aumentando o valor de redução para um dependente em 30 euros, para dois dependentes em 70 euros e para três ou mais dependentes, redução de 140 euros.

Desde 2019, o Município concede isenção total de IMI para associações recreativas, culturais, desportivas e humanitárias que cumpram os seguintes critérios estipulados. A isenção é atribuída por cinco anos, renovável por mais cinco, e representa um reconhecimento do papel destas entidades no desenvolvimento social e cultural do concelho.

Para o ano em curso, o Município da Chamusca reduziu o IRS, sendo a taxa de participação variável de 1%. Já na Derrama, a taxa normal mantém-se em 1,05% sobre o lucro tributável das empresas, com isenção total para aquelas com um volume de negócios até 150 mil euros no ano anterior. A Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP) mantem-se nos 0,25%.

Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, destaca a importância deste pacote fiscal para a comunidade, referindo que “estas medidas refletem o compromisso do Município em apoiar as famílias e empresas, garantindo qualidade de vida, competitividade económica e coesão social. Queremos que o concelho da Chamusca continue a ser um exemplo de gestão responsável e solidária,” refere o autarca em nota enviada ao Correio do Ribatejo.

Leia também...

Projectos para a Calçadinha em Coruche apresentados no dia 14 de Julho

Os projectos Mobilidade para Todos na Calçadinha e Requalificação Paisagística da Calçadinha foram apresentados à população de Coruche no passado dia 14 de Julho,…

PSP encerrou lar de idosos ilegal em Abrantes

Um lar de idosos ilegal que funcionava no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, foi encerrado na quarta-feira pela PSP, tendo os 11 idosos…

Comissão Técnica identifica Alcochete como “solução com mais vantagem”

A comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório…

𝐂𝐚𝐟𝐞𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐄𝐬𝐩𝐥𝐚𝐧𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐨 𝐉𝐚𝐫𝐝𝐢𝐦 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐒𝐨𝐥 𝐞𝐦 𝐡𝐚𝐬𝐭𝐚 𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 24 de Março, às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com…