Carla Silva, é fundadora da escola de dança AITDance, em Santarém, na qual dá aulas de dança de salão desportiva, contemporânea e ginástica a 40 alunos todas as semanas. Professora há 30 anos, com um vasto currículo na área, relembra que os seus primeiros passos na dança foram dados na Sociedade Recreativa Operária de Santarém (SRO) quando tinha 14 anos de idade. Revela que ficou “rendida à modalidade, transformou-se numa paixão pela arte”.

O seu percurso profissional passou pela United Kingdam Alliance, na qual é credenciada, e pelo IEFP, também treinadora credenciada. Realizou formação a Alunos de Apolo de Lisboa sob a direcção de Carlos Alberto Rodrigues, antigo presidente da Federação Portuguesa Dança Desportiva.

Carla afirma que aprendeu e evoluiu bastante durante o seu percurso, relembrando que teve o privilégio de ser aluna de atletas que foram campeões do mundo. “Tive aulas com os campeões do mundo Sammy Stopford e Bárbara McCool em latinas e com o Nigel Tifany em dança Standard. Mais tarde fiz exames para ser professora e júri. Foi assim o meu percurso até agora”, evidencia. Foi também Campeã nacional de Standard, em 1992. Um campeonato que decorreu em Sines e que levou Carla a representar o País em Berlim, na Alemanha.

A escola AITDance, criada em 2016, é uma associação sem fins lucrativos e tem como nome Associação Invited to dance, em português “Um convite à dança”. Carla afirma que decidiu criar a sua própria escola de dança uma vez que “estava cansada de saltitar de terra em terra, no qual foi um motivo de orgulho para mim. Dei aulas na Madeira, Entroncamento, Benfica do Ribatejo, Ferreira de Zêzere, Azerveira, Apolo de Santarém, entre outros locais”, sublinha.

A AITDance ficou também com a designação Apolo de Santarém/ AITDance, porque é uma filial que foi representada pelo pai de Carla. A escola começou com alguns dançarinos antigos e com as três filhas da professora. Com a evolução nas competições e espectáculos notou-se uma grande evolução e até hoje já conquistaram vários títulos regionais e nacionais, alcançando o auge no ano passado.

O par Daniel Graça e Carolina Tonet, filha mais nova de Carla, alcançaram o título absoluto da época 2022 de Campeões Nacionais, Circuito Nacional, Taça de Portugal e Regional na categoria de Juventude Intermédios. A escola obteve também resultados excelentes com outros pares e solos, alcançaram títulos na taça de Portugal em solos. Dois primeiros lugares com Marta Ricardo, em Adultos intermédios, e Daniel Graça, em Juventude Open. Dois segundos lugares em latinas com Carolina Tonet e Naír Guadêncio. Destaca-se também o par António Valério e Marta Ricardo que foram vice-campeões regionais de latinas, em Adultos Intermédios.

“Continuamos a trabalhar na evolução e crescimento nesta actividade. Pretendemos pessoas dos 3 aos 80 anos porque na dança tudo é possível. Ainda está a decorrer o ano competitivo e estamos a trabalhar em novos projectos”, afirma.

Carla considera que a dança evolui positivamente cada atleta trazendo melhorias a nível de crescimento pessoal. “A dança é sem dúvida um mestrado perfeito para abrir portas a nível pessoal e profissional aos dançarinos”, nota.

Em entrevista para o “Correio do Ribatejo” afirmou que em Portugal não existe espaço para crescer profissionalmente na área da dança. “No nosso país só conta o futebol. Nada é impossível, mas para quem inicia esse processo agora tem de batalhar imenso. No mercado de trabalho os recursos para esta profissão são poucos, penso que devem agregar sempre outra profissão a esta”, salienta.

Relembrou uma história caricata que aconteceu com dois bailarinos numa competição. Constanta que por vezes situação inevitáveis acontecem, porém, os alunos devem saber como agir.

“No ano passado dois pares de Juventude Intermédios foram competir no Campeonato Nacional no Altice Arena. Os horários foram ligeiramente modificados e os nossos pares ainda não estavam vestidos para entrar em pista. Ouvi chamar pelos nomes deles e começámos a correr a alta velocidade. Tivemos a ajuda de uma colega de profissão, professora de outra escola, que teve a simpatia de pedir ao apresentador para aguardar uns minutos.

Agradeço a atitude da Salomé Ferreira em segurar as pontas mesmo sendo directora de outra escola concorrente. O par Daniel Graça e Carolina Tonet entraram em pista numa situação incomum. Um deles nem se penteou bem, mas teve de dançar mesmo assim. O Daniel foi a vestir-se para a pista sem ligar ao que estava à sua volta.

Só queria dançar. Estavam meio confusos, mas nem tiveram tempo para ficar nervosos. Alcançaram nesse dia o título de Campeões Nacionais”, conta.

Com diversos espetáculos realizados na cidade de Santarém, a AITDance marcou presença este ano em várias iniciativas do Verão In. Santarém, nomeadamente no encontro de escolas de dança do concelho, que se realizou nas Portas do Sol.

Actuaram ainda no Teatro Taborda e no Convento de São Francisco. Futuramente têm bastantes projectos em mente, mas aquele que podem revelar é a realização de um campeonato regional, em Outubro, no Gimno Desportivo de Santarém.

Em Setembro vão dar início a novas turmas de Dança de Salão, Dança Social, Ginástica e Contemporânea com aulas para todas as idades, para competição, manutenção, diversão e espectáculos. Os treinos são realizados na Sro Santarém às segundas e quartas-feiras a partir das 18h00, no Liceu e no Gimno desportivo às terças-feiras.

Rita Valério

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…