Decorreu no passado dia 11 de Setembro no Cineteatro da Chamusca, a recepção aos docentes e outros técnicos de educação para o arranque de mais um ano lectivo. Neste encontro estiveram presentes mais de uma centena de professores, técnicos de educação e outros agentes da comunidade educativa, para serem recebidos pelo presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, pelo director do Agrupamento de Escolas da Chamusca, Fernando Miranda e pela vereadora da Educação, Cláudia Moreira.
Durante este encontro houve um reforço da aposta do Município na Educação nos novos modelos de abordagem aos processos educativos e ao perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, para Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, ferramentas essenciais para uma cidadania plena. Fernando Miranda, director do Agrupamento de Escolas da Chamusca, fortaleceu a mensagem que todas as entidades competentes têm de se unir no resultado comum – a educação. O plano anual de actividades, ofertas do Município para a Educação, foi apresentado pela vereadora da Educação, Cláudia Moreira. Este plano de actividades é uma oferta diversificada que abrange todos os ciclos, ou seja, desde o pré-escolar ao secundário, a vereadora da educação apresentou os objectivos do plano de actividades, que vão ao encontro dos objectivos definidos na Agenda 2030 para a Educação: “um bem público, um bem comum global, um direito humano fundamental e uma base para garantir a realização de outros direitos.” – UNESCO.
O tema agregador, proposta do Município, é a celebração dos 50 anos da Chegada do homem à Lua, marco para o conhecimento, a aventura e descoberta, para o trabalho – valores essenciais para o crescimento pessoal dos alunos. Cláudia Moreira, relacionou o plano anual de actividades “Pequenos Grandespaços” com as directrizes do Ministério da Educação para as áreas essenciais de aprendizagem, fazendo o paralelismo destas com as propostas de espectáculos e projectos no âmbito da história, do português, da matemática e das ciências, seleccionados pelo município para este ano lectivo. A vereadora da educação apresentou ainda o projecto OBe2140, Observatório da Educação do Município da Chamusca, um espaço activo online de consulta, de participação e de integração do trabalho que é desenvolvido na área da educação no concelho.
Nesta sessão de abertura do ano lectivo estiveram ainda presentes a equipa da EMIC – Chamusca, para apresentarem as acções do Plano Integrado Inovador de Combate ao Insucesso Escolar e as suas áreas de actuação. Fátima Moura, presidente da CPCJ da Chamusca, Mafalda Santos do SNIPI – Chamusca, a Comandante da GNR da Chamusca, Vera Pereira e a enfermeira-chefe/coordenadora da U.C. na Comunidade da Chamusca, que apresentaram os seus projectos na área das prevenções para crianças e jovens. Uma nova abordagem que pretende incluir nas suas actividades toda a comunidade educativa.
O novo Decreto-Lei 54/2018 – Educação Inclusiva, que estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, foi explanado por um representante do Agrupamento de Escolas da Chamusca, ressaltando a importância do trabalho em equipa para encontrar formas para adequar os processos de ensino às condições individuais de cada aluno de modo a que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. A finalizar o encontro, o A.E. da Chamusca apresentou as directrizes do projecto pedagógico para 2018-2021.
Como mensagem de arranque do ano lectivo, o Município falou dos superpoderes dos professores e pediu a todos para que neste ano, possam ser inspirar.