Terá lugar amanhã e sábado, dias 21 e 22 de Setembro, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, respectivamente, o congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular”.

Enquanto base fundamental dos recursos económicos, sociais e identitários das regiões do Sudoeste Ibérico, o Montado está na origem de uma multiplicidade de aproveitamentos agrários, pecuários e silvícolas que, por sua vez, determinam grande parte do rendimento e do emprego existente nessas regiões. A exploração eficiente desses aproveitamentos é considerado um factor determinante para o desenvolvimento dessas regiões e dos seus habitantes.

O congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” pretende ser um fórum de debate científico e social que permita aprofundar o conhecimento do Montado enquanto ecossistema produtivo, no qual se desenvolvem actividades produtivas e de recreio que permitem não só uma sustentabilidade ambiental e económica adequada, como também a fixação de populações em meio rural.

Este encontro irá desenvolver-se em torno de diferentes sessões dedicadas à história económica e social do Montado e dos seus recursos; à arqueologia, história e património cultural do Montado e do meio rural a ele associado; às actividades empresariais e economia do Montado e dos seus aproveitamentos; à inovação na exploração de recursos do Montado; e ao turismo e outras formas de desenvolvimento rural sustentável nos territórios de Montado.

A organização do congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” é da responsabilidade da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, Observatório do Sobreiro e da Cortiça / Município de Coruche, Município de Ponte de Sor, CIDEHUS – Universidade de Évora, Universidade da Extremadura, Instituto Politécnico de Portalegre e OCICEX (Observatorio del Corcho Extremeño).

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…