Terá lugar amanhã e sábado, dias 21 e 22 de Setembro, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, respectivamente, o congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular”.

Enquanto base fundamental dos recursos económicos, sociais e identitários das regiões do Sudoeste Ibérico, o Montado está na origem de uma multiplicidade de aproveitamentos agrários, pecuários e silvícolas que, por sua vez, determinam grande parte do rendimento e do emprego existente nessas regiões. A exploração eficiente desses aproveitamentos é considerado um factor determinante para o desenvolvimento dessas regiões e dos seus habitantes.

O congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” pretende ser um fórum de debate científico e social que permita aprofundar o conhecimento do Montado enquanto ecossistema produtivo, no qual se desenvolvem actividades produtivas e de recreio que permitem não só uma sustentabilidade ambiental e económica adequada, como também a fixação de populações em meio rural.

PUBLICIDADE

Este encontro irá desenvolver-se em torno de diferentes sessões dedicadas à história económica e social do Montado e dos seus recursos; à arqueologia, história e património cultural do Montado e do meio rural a ele associado; às actividades empresariais e economia do Montado e dos seus aproveitamentos; à inovação na exploração de recursos do Montado; e ao turismo e outras formas de desenvolvimento rural sustentável nos territórios de Montado.

A organização do congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” é da responsabilidade da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, Observatório do Sobreiro e da Cortiça / Município de Coruche, Município de Ponte de Sor, CIDEHUS – Universidade de Évora, Universidade da Extremadura, Instituto Politécnico de Portalegre e OCICEX (Observatorio del Corcho Extremeño).

PUBLICIDADE
Leia também...

Insolvência da Fleximol atira trabalhadores para o desemprego

O Juízo de Comércio do Tribunal de Santarém declarou insolvente a empresa…

Gás de garrafa com preços regulados a partir de segunda-feira até ao final do mês

Os preços máximos para o gás engarrafado, em vigor das 00h00 de…

ISLA negoceia aquisição do edifício dos Correios em Santarém

As administrações do ISLA de Santarém e dos CTT estão a negociar…

A esperança mora na PME de João Alcobio

Depois de mais de década e meia a trabalhar na casa agrícola…