Terá lugar amanhã e sábado, dias 21 e 22 de Setembro, no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor e no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche, respectivamente, o congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular”.

Enquanto base fundamental dos recursos económicos, sociais e identitários das regiões do Sudoeste Ibérico, o Montado está na origem de uma multiplicidade de aproveitamentos agrários, pecuários e silvícolas que, por sua vez, determinam grande parte do rendimento e do emprego existente nessas regiões. A exploração eficiente desses aproveitamentos é considerado um factor determinante para o desenvolvimento dessas regiões e dos seus habitantes.

O congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” pretende ser um fórum de debate científico e social que permita aprofundar o conhecimento do Montado enquanto ecossistema produtivo, no qual se desenvolvem actividades produtivas e de recreio que permitem não só uma sustentabilidade ambiental e económica adequada, como também a fixação de populações em meio rural.

PUBLICIDADE

Este encontro irá desenvolver-se em torno de diferentes sessões dedicadas à história económica e social do Montado e dos seus recursos; à arqueologia, história e património cultural do Montado e do meio rural a ele associado; às actividades empresariais e economia do Montado e dos seus aproveitamentos; à inovação na exploração de recursos do Montado; e ao turismo e outras formas de desenvolvimento rural sustentável nos territórios de Montado.

A organização do congresso internacional “O Montado no desenvolvimento rural do Sudoeste Peninsular” é da responsabilidade da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, Observatório do Sobreiro e da Cortiça / Município de Coruche, Município de Ponte de Sor, CIDEHUS – Universidade de Évora, Universidade da Extremadura, Instituto Politécnico de Portalegre e OCICEX (Observatorio del Corcho Extremeño).

PUBLICIDADE
Leia também...

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…

Rotary Clube de Santarém distingue Sílvia Carreira como profissional do ano

Sílvia Carreira, directora técnica do Lar Gualdim, do Centro Social Interparoquial de…

“Os pequenos produtores não podem ser abandonados”

João Mendes – Fio Dourado DIVULGAÇÃO APRODER O lagar de azeite da…

Câmara de Santarém pede 270 mil euros ao BEI para requalificação de avenida

A Câmara de Santarém aprovou hoje a contracção de um empréstimo de…