O Município da Chamusca reforçou e renovou os protocolos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o apoio financeiro à implementação de medidas de combate e mitigação da pandemia Covid-19.

Segundo um comunicado da autarquia, as adendas aos protocolos foram assinadas esta semana e representam um apoio no valor total de €27.600, a acrescentar ao que já tinha sido atribuído às IPSS em Abril deste ano (€27.500).

A Câmara da Chamusca apoia, através deste protocolo, as IPSS do concelho na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de produtos/material de limpeza e desinfecção que as instituições tenham necessidade de adquirir.

Na apresentação da proposta de renovação do apoio, o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, frisou que este apoio é determinante nesta altura em que as instituições estão a enfrentar um acréscimo de custos por causa do aumento do número de casos positivos.

O autarca lembrou que as IPSS “obtinham algumas receitas através da realização e da participação em eventos algo que, neste ano atípico, não têm conseguido”.

“Houve uma redução significativa nas suas receitas próprias com estas actividades. Neste momento, há ainda uma grande preocupação com o acréscimo de despesas decorrentes da aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, acrescentou Paulo Queimado, informando que há duas IPSS com casos positivos, Chouto e Parreira, que passam por “dificuldades na sua actividade operacional” pela falta de recursos humanos.

“Daí a importância da interajuda entre as instituições”, sublinhou o Presidente da Câmara da Chamusca.

Esta é mais uma medida de apoio excepcional do Município à comunidade do concelho, num tempo em que se torna imperioso e primordial o contributo das IPSS, enquanto prestadores de cuidados à população mais idosa, uma das mais vulneráveis a esta pandemia.

As IPSS abrangidas pelo protocolo são: Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME – Centro de Apoio Social de Ulme, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira.

No total, o Município já disponibilizou às IPSS mais de 55 mil euros em apoios financeiros directos para medidas concretas de combate à pandemia. Além disso, é de salientar o trabalho em rede de todos os parceiros de Acção Social do concelho na procura de soluções articuladas, para responder às necessidades de cada instituição e da comunidade como um todo.

Leia também...
Imagem ilustrativa

Três homens morrem em queda numa fossa de exploração pecuária na Chamusca

Três homens morreram hoje depois de caírem dentro de uma fossa de…

“Vida por Vida” – Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santarém

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo Em 1871, nascia a…

Doações de sangue são “mais necessárias do que nunca”

A Comissão Europeia afirmou hoje que, devido à pandemia de covid-19, as…

Carrinha arde no Centro Histórico de Santarém

Uma viatura ligeira de mercadorias foi consumida pelas chamas na madrugada desta…