O município de Abrantes viu aprovado o financiamento ao projeto “Escolhas 9.ª Geração”, através do Alto Comissariado para as Migrações, numa candidatura apresentada em conjunto com a Cruz Vermelha local e direcionada para a integração de migrantes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Abrantes (distrito de Santarém) indica que o projeto pretende “diminuir as barreiras culturais existentes entre a comunidade maioritária e a minoritária, e promover a efetiva e consolidada integração social e o aumento do exercício de cidadania por parte dos participantes, promovendo a consciencialização dos seus deveres enquanto cidadãos”.

Com um financiamento europeu aprovado na ordem dos 230 mil euros para os próximos 18 meses, renovável por igual período, o projeto “vai intervir diretamente junto de 60 crianças e jovens e junto de 120 pessoas adultas de forma indireta”.

O Programa Escolhas tem como missão promover a inclusão e integração social de crianças e jovens provenientes de “contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as”.

O Orçamento do Estado para 2024 tem previsto uma dotação de 7,9 milhões de euros para financiar o programa, tendo sido aprovados 118 projetos para o ciclo de três anos que começou em 01 de outubro.

Leia também...

“Pinto o que observo com a luz que vejo”

“Aves de Rio Maior” é a exposição de fotografia de natureza, da…

Loja das Tradições reúne os melhores produtos tradicionais no centro histórico de Santarém

Nuno Graça é sócio-gerente da ‘Loja das Tradições’ em Santarém. O empresário…

Câmara do Cartaxo aprova nova toponímia em três freguesias do concelho

A Câmara Municipal do Cartaxo aprovou, na reunião ordinária de 15 de…

Vila da Marmeleira recebe exposição sobre Mário Soares no âmbito do seu centenário

O Núcleo Património de Emoções (NUPAE) vai inaugurar amanhã, dia 15 de…