O município de Abrantes viu aprovado o financiamento ao projeto “Escolhas 9.ª Geração”, através do Alto Comissariado para as Migrações, numa candidatura apresentada em conjunto com a Cruz Vermelha local e direcionada para a integração de migrantes.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Abrantes (distrito de Santarém) indica que o projeto pretende “diminuir as barreiras culturais existentes entre a comunidade maioritária e a minoritária, e promover a efetiva e consolidada integração social e o aumento do exercício de cidadania por parte dos participantes, promovendo a consciencialização dos seus deveres enquanto cidadãos”.

Com um financiamento europeu aprovado na ordem dos 230 mil euros para os próximos 18 meses, renovável por igual período, o projeto “vai intervir diretamente junto de 60 crianças e jovens e junto de 120 pessoas adultas de forma indireta”.

O Programa Escolhas tem como missão promover a inclusão e integração social de crianças e jovens provenientes de “contextos de maior vulnerabilidade socioeconómica, particularmente de descendentes de migrantes e de crianças e jovens ciganos/as”.

O Orçamento do Estado para 2024 tem previsto uma dotação de 7,9 milhões de euros para financiar o programa, tendo sido aprovados 118 projetos para o ciclo de três anos que começou em 01 de outubro.

Leia também...

Apanha colectiva da azeitona para celebrar Saramago

A Fundação José Saramago e a Junta de Freguesia da Azinhaga convidam…

Santarém levou Encontro Poesia 2023 a instituições de assistência a idosos do Concelho

Santarém assinalou este ano o Dia Mundial da Poesia de uma forma…

Alcanena estreia Bandeira Azul nos Olhos de Água em projecto de valorização territorial

O município de Alcanena vai hastear este ano, pela primeira vez, na…

GNR admite “tolerância” mas já sinalizou mais terrenos que no ano passado

A GNR sinalizou, até final de abril, 10.417 terrenos por falta de…