Decorreu na quinta-feira, dia 28 de Setembro, no Museu das 2 Rodas, em Sangalhos, Anadia, a cerimónia de adesão de 25 novos aderentes da Rede de Turismo Industrial do Centro de Portugal, iniciativa integrada nas Comemorações do Dia Mundial de Turismo.
A adesão dos novos aderentes foi formalizada com a assinatura de uma Declaração de Colaboração, entre a Turismo Centro de Portugal, os municípios e os parceiros da rede de Turismo Industrial identificados no decorrer do ano de 2023, no âmbito da futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial.
O Município de Alcanena, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CAORG – Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro estão entre os novos 25 aderentes que se juntam aos 22 que já tinham entrado na fase inicial do processo, em 2022.
A futura Rede Portuguesa do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Centro, a coordenação está a cargo da Turismo Centro de Portugal.
A cerimónia foi conduzida por Sílvia Ribau, Chefe do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção da Turismo Centro de Portugal, e contou com intervenções de Maria Teresa Cardoso, Presidente do Município de Anadia, Teresa Ferreira, diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal, e Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal.
O Município de Alcanena fez-se representar, nesta sessão, pelo Vice-Presidente da Câmara, Alexandre Pires.
A Declaração de Colaboração vem confirmar “o interesse e empenho das partes na implementação das boas práticas e critérios de conformidade associados aos serviços de Turismo Industrial, de acordo com o guia de boas práticas desenvolvido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial”. Além disso, assegura “a disponibilidade dos Parceiros em colaborar com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, os Municípios e outros parceiros de Turismo Industrial no desenvolvimento de iniciativas que concorram para a estruturação e promoção da rede regional e nacional, sempre que tal for possível”, entre outras garantias.