Almeirim assinalou na quarta-feira a conclusão do processo de cobertura total do território concelhio com iluminação baseada em tecnologia LED, um investimento global de 1,2 milhões de euros que vai permitir uma poupança anual na ordem dos 250 mil euros na factura da autarquia.
No passado dia 5 de Junho, foi retirada a última lâmpada de vapor de sódio, material considerado nocivo para o ambiente, num momento em que foi também ligada a iluminação pública na Rua Dionísio Saraiva, a última rua que faltava para que o concelho de Almeirim ficasse totalmente equipado com esta nova tecnologia, sendo o primeiro município da Lezíria do Tejo com cobertura a 100%
A cerimónia, “simbólica”, no Dia Mundial do Ambiente, contou ainda com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e segundo Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara de Almeirim, é um momento que “posiciona, moderniza e alinha Almeirim com as estratégias tidas como necessárias perante as necessidades ambientais e as alterações climáticas”, que lembrou ainda as mais valias de um processo que começou em 2015.
O investimento efectuado “vai permitir uma poupança anual de 250 mil euros, o que representa uma diminuição na ordem dos 60% de uma factura total anual na casa dos 450 mil euros, além de uma redução de cerca de 383 toneladas por ano nas emissões de dióxido de carbono”, destacou Pedro Ribeiro.
Os mais de 23 mil habitantes das quatro freguesias do concelho de Almeirim utilizam agora apenas tecnologia LED, com mais de 7.500 novas luminárias, 6.300 das quais substituídas desde Julho de 2018. O processo iniciou em 2015 e foram investidos pela autarquia 1,2 milhões de euros, sendo 95% comparticipados por fundos comunitários a título reembolsável a sete anos.
A próxima fase deste investimento passa por uma melhoria na eficiência energética nos edifícios e equipamentos públicos municipais, como piscinas, bibliotecas, edifício dos Paços do Concelho e as duas escolas EB 2,3, representando um investimento na ordem dos dois milhões de euros.
“Vamos continuar a desenvolver e a implementar medidas em Almeirim para que se possam continuar a criar condições para reduzir a pegada ecológica e a factura energética”, assegurou.