O Município de Azambuja lançou, no ano letivo 2022/2023, nos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, um programa criativo e lúdico de educação socioemocional, denominado “Projeto Ginja”.

No contexto da pandemia, agravaram-se diversas problemáticas em crianças e jovens, nomeadamente, a dificuldade de gestão das emoções, identificada pelos Agrupamentos de Escolas. A Câmara Municipal de Azambuja, empenhada na promoção da saúde de todos os seus munícipes, tomou várias medidas que colmatassem as necessidades destas crianças e jovens, entre elas a implementação do “Projeto Ginja”.

O programa foi dirigido a crianças dos 3 aos 12 anos de idade, prioritariamente em turmas do pré-escolar e dos 1º e 2º anos de escolaridade, sinalizadas pelas respetivas direções dos agrupamentos. Neste ano letivo 2022/2023, foram realizadas 18 sessões, no total, com recurso a um conjunto de vídeos, canções, diversos materiais e actividades. Na sequência do balanço positivo deste ano lectivo, o Município de Azambuja vai dar continuidade ao projecto e pretende, ainda, alargá-lo às Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como, abranger mais turmas e outras faixas etárias. 

O projecto foi alvo de apreciação e validação por parte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que destacaram a importância da aprendizagem socioemocional, em particular, durante a primeira infância. A evidência científica sublinha que é na primeira infância que a aprendizagem socioemocional produz maior impacto a longo prazo já que é este o período em que as crianças desenvolvem um conjunto de competências cruciais para o seu desenvolvimento, nomeadamente, aprendendo a traduzir estados emocionais em linguagem, a reconhecer e a rotular tais estados em si próprias e nos outros, a discriminar emoções diferentes e a utilizar essa informação para compreenderem os seus comportamentos e guiar ações e pensamentos.

A implementação deste projecto reflete ainda, a importância da promoção das competências socioemocionais na construção de cidadãos autónomos, conscientes, mais resilientes, dotados de responsabilidade cívica e empatia, competências estas indispensáveis no bem-estar psicológico e consequente saúde mental.

Leia também...

Homem é detido com taxa de álcool de 3,21 g/l após acidente

Um homem de 47 anos foi detido com uma taxa de álcool…

Nova direcção da ASASC aposta no reforço do apoio social em Samora Correia

Os novos órgãos sociais da Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) foram eleitos…

Faleceu Francisco Presúncia Bonifácio destacado resistente antifascista

Francisco Presúncia Bonifácio faleceu, na passada quinta-feira, dia 15, no Hospital Distrital…

Brigada de Reação Rápida acolhe exercício militar em Vila Nova da Barquinha

A Brigada de Reação Rápida vai realizar de sábado a 16 de…