O Município de Ourém vai adquirir uma antiga sinagoga, que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, anunciou a autarquia.

Em nota de imprensa, a Câmara liderada por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS Ourém Sempre) informa que aprovou a aquisição do terreno na vila medieval, onde se encontra a fachada em ruínas do que terá sido uma sinagoga e que representa uma marca simbólica da presença judaica em Ourém.

A autarquia pretende agora avançar para a aquisição do imóvel avaliado em 8.700 euros.

“O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público e pode ser potenciado turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, existindo também a hipótese de uma posterior recuperação do edifício”, refere o Município.

Segundo a Câmara, “as restantes fachadas do edifício apresentam um elevado risco de desmoronamento, colocando em causa a circulação rodoviária e a integridade física dos transeuntes e moradores”, pelo que “urge tomar medidas para conter as ruínas”.

Esta decisão é uma forma de assumir a “responsabilidade de preservar e potenciar estes vestígios da presença judaica no concelho que integram o vasto e rico património histórico disponível na vila medieval de Ourém”.

Leia também...
Foto: António Cotrim/LUSA

Papa expressa gratidão ao povo português ao regressar a Roma

O Papa Francisco expressou este domingo profunda gratidão ao Presidente da República…

Travessa das Condinhas, de São Silvestre e dos Marecos condicionadas ao trânsito durante cerca de um mês

Em Santarém.

Bispo anuncia ano jubilar em 2025 nos 50 anos da criação da diocese

D. José Traquina anunciou que “Somos uma missão nesta terra” é o…
Foto: Iolanda Pereira

Festival Entretanto animou Alcanena durante três dias

Entre muitos concertos, boa comida, muita animação, o Festival Entretanto encheu Alcanena…