O Município de Ourém vai adquirir uma antiga sinagoga, que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, anunciou a autarquia.

Em nota de imprensa, a Câmara liderada por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS Ourém Sempre) informa que aprovou a aquisição do terreno na vila medieval, onde se encontra a fachada em ruínas do que terá sido uma sinagoga e que representa uma marca simbólica da presença judaica em Ourém.

A autarquia pretende agora avançar para a aquisição do imóvel avaliado em 8.700 euros.

“O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público e pode ser potenciado turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, existindo também a hipótese de uma posterior recuperação do edifício”, refere o Município.

Segundo a Câmara, “as restantes fachadas do edifício apresentam um elevado risco de desmoronamento, colocando em causa a circulação rodoviária e a integridade física dos transeuntes e moradores”, pelo que “urge tomar medidas para conter as ruínas”.

Esta decisão é uma forma de assumir a “responsabilidade de preservar e potenciar estes vestígios da presença judaica no concelho que integram o vasto e rico património histórico disponível na vila medieval de Ourém”.

Leia também...

Município de Torres Novas distinguido com a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

O Município de Torres Novas foi distinguido, pelo 16º ano consecutivo e desde o início da atribuição do galardão, com a bandeira verde de…

Trânsito condicionado na A23 devido a reparação do pavimento

A circulação na Autoestrada 23, entre os quilómetros 13,6, no concelho do Entroncamento, e 25,9, no concelho de Vila Nova da Barquinha, está condicionada,…

Politécnico de Tomar promove inovação

Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) organizou o segundo Encontro Regional INOVC+, uma iniciativa integrada no projeto…

Prisão preventiva para suspeito de furtos qualificados em Leiria e Santarém

O Tribunal de Leiria decretou prisão preventiva para um dos dois suspeitos de furto qualificado, pela suspeita de “perigo de continuação de actividade criminosa…