O Município de Ourém vai adquirir uma antiga sinagoga, que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, anunciou a autarquia.

Em nota de imprensa, a Câmara liderada por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS Ourém Sempre) informa que aprovou a aquisição do terreno na vila medieval, onde se encontra a fachada em ruínas do que terá sido uma sinagoga e que representa uma marca simbólica da presença judaica em Ourém.

A autarquia pretende agora avançar para a aquisição do imóvel avaliado em 8.700 euros.

“O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público e pode ser potenciado turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias em Portugal, existindo também a hipótese de uma posterior recuperação do edifício”, refere o Município.

Segundo a Câmara, “as restantes fachadas do edifício apresentam um elevado risco de desmoronamento, colocando em causa a circulação rodoviária e a integridade física dos transeuntes e moradores”, pelo que “urge tomar medidas para conter as ruínas”.

Esta decisão é uma forma de assumir a “responsabilidade de preservar e potenciar estes vestígios da presença judaica no concelho que integram o vasto e rico património histórico disponível na vila medieval de Ourém”.

Leia também...

Abrantes com dois representantes na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Martinho Jorge Nogueira da Silva, do 4.º Ano, do 1.º ciclo do ensino básico, da Escola Básica Maria de Lourdes Pintasilgo, do Agrupamento de…

Criminalidade no distrito de Santarém com “tendência de descida” em 2018

A criminalidade no distrito de Santarém mostrou, em 2018, uma “tendência de descida” em relação a 2017, com a Lezíria a registar uma diminuição…

Tancos: Director-geral da PJ militar detido e entre oito visados por mandados de detenção

O director-geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, foi detido hoje, estando entre os oito visados por mandados de detenção emitidos na Operação Húbris,…

PCP emite nota de pesar pela morte de Carlos Oliveira

A comissão concelhia de Santarém do Partido Comunista Português emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Carlos Oliveira, conhecido do público por “Chona”,…