O Município de Santarém, aderiu ao projecto “Iluminar com Led”, no qual vai pagar 11.083,39 euros do valor total orçado em 36 944,65 euros, relativos à substituição de equipamentos de iluminação em quatro estabelecimentos de ensino do concelho: Centro Escolar Salgueiro Maia, Centro Escolar de Alcanede, Escola Básica dos Combatentes e Escola Básica de São Domingos.

Uma iniciativa lançada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que decorre no âmbito da 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência do Consumo de Energia (PPEC) e é promovida pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Nos quatros estabelecimentos de ensino do Concelho, vão ser instalados 654 equipamentos LED no interior dos edifícios: salas de aula/reuniões, salas de atividades e zonas de circulação, adotando novos aparelhos de tecnologia LED, de menor consumo energético, maior rendimento luminotécnico e melhor desempenho fotométrico.

 o Município de Santarém, em conjunto com outros dez municípios da Lezíria do Tejo, associa-se à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo para o desenvolvimento de um projeto de candidatura para iluminação interior eficiente para edifícios públicos, com o principal objetivo de promover a eficiência energética e a redução do consumo de energia elétrica em 62 edifícios da Região.

Segundo a CIMLT “a medida visa a substituição de 9.488 equipamentos existentes por 9.105 equipamentos de tecnologia LED em edifícios públicos, de serviços e equipamentos, tais como: Escolas, Bibliotecas, Edifícios Sede de Município, Pavilhões Desportivos, entre outros”.

A CIMLT estima ainda que “através da substituição de 9.488 lâmpadas e projectores pouco eficientes, por soluções de matriz constituída por díodos emissores de luz (light emitting diodes-LED) se atinja uma poupança na ordem dos 58 por cento, mantendo os níveis de iluminância indicados”.

O “Iluminar com LED” prevê um investimento na ordem dos 587.000€, comparticipado até 74% pelo programa PPEC, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A implementação desta medida poderá representar uma redução anual de consumo na ordem dos 750MWh e de 108 toneladas de emissões de CO2, sendo que este menor consumo poderá equivaler a uma redução de custos na ordem dos 200.500€/ano, face aos valores actuais da energia elétrica.

Leia também...

Criança ferida com gravidade após queda em armazém abandonado em Alpiarça

Uma criança de dez anos ficou gravemente ferida após uma queda de cerca de dez metros, em Alpiarça, durante a tarde de quarta-feira 28…

NERSANT promove estratégias para potencializar negócios além-fronteiras em Tomar

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, em parceria com o Município de Tomar e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), promove…

Transportes urbanos de Torres Novas gratuitos até 30 de Junho

Os Transportes Urbanos Torrejanos (TUT) são gratuitos a partir desta segunda-feira até dia 30 de Junho, uma medida que visa “garantir o transporte público…

Carro ‘explode’ à entrada de bomba de combustível em Almeirim

Um veículo ligeiro de passageiros incendiou-se e ficou parcialmente destruído pelas chamas na entrada das bombas da Galp, na manhã desta quinta-feira, 23 de…