No âmbito da estratégia de apoio aos produtores scalabitanos, o Executivo Municipal aprovou um financiamento no valor mil euros à ViniPortugal para a organização da 10ª edição do “Concurso Vinhos de Portugal” no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas.  (CNEMA) nos dias 8 e 10 de maio.

Nesta fase, “os vinhos inscritos serão colocados à prova e avaliados pelo Júri Internacional. Nesses dois dias estão também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos portugueses”. A fase final decorre nos dias 11 e 12 de Maio, momento em que Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, e vai decidir os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores tem lugar na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 12 de Maio, em Pinhel, na região da Beira Baixa.

De referir que, a par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.

Em 2022, o Concurso Vinhos de Portugal recebeu cerca de 1450 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.

Esta é mais uma das iniciativas da ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses tanto no mercado nacional como no internacional.

Leia também...

Correio Centenário: O Movimento das Forças Armadas anunciou a entrega do Governo a uma Junta de Salvação Nacional presidida pelo General António de Spínola

Anteontem, cerca das 1h30 da madrugada, depois de grande expectativa e de…

Peregrinos rezaram pelas vítimas de acidente com autocarro que se dirigia para o Santuário

O Santuário de Fátima evocou este domingo as vítimas do acidente de…

Vinhos do Tejo regressam às praias da costa portuguesa

Os Vinhos do Tejo estão de regresso às praias, numa iniciativa promovida…

“Abrantes sempre à mão” estimula adesão a plataformas e aplicações digitais de proximidade ao cidadão

A Câmara Municipal de Abrantes inicia hoje, dia 13 de Junho, a…