No âmbito da estratégia de apoio aos produtores scalabitanos, o Executivo Municipal aprovou um financiamento no valor mil euros à ViniPortugal para a organização da 10ª edição do “Concurso Vinhos de Portugal” no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. (CNEMA) nos dias 8 e 10 de maio.
Nesta fase, “os vinhos inscritos serão colocados à prova e avaliados pelo Júri Internacional. Nesses dois dias estão também programadas Masterclasses, jantares com produtores, visitas e múltiplas provas de vinhos portugueses”. A fase final decorre nos dias 11 e 12 de Maio, momento em que Grande Júri reunirá na CVR Beira Interior, na Guarda, e vai decidir os Grandes Ouros e os Melhores do Ano. A divulgação dos vencedores tem lugar na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 12 de Maio, em Pinhel, na região da Beira Baixa.
De referir que, a par da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados de exportação.
A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome deste ano.
Em 2022, o Concurso Vinhos de Portugal recebeu cerca de 1450 referências cuja qualidade foi avaliada por um painel de jurados nacionais e internacionais, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outras profissões ligadas ao sector.
Esta é mais uma das iniciativas da ViniPortugal que, a par da distinção dos melhores vinhos do mercado nacional, é, também, um ponto de encontro entre produtores e especialistas nacionais e internacionais, que partilham experiências e criam sinergias entre si, e uma forma de promoção dos vinhos portugueses tanto no mercado nacional como no internacional.