No passado dia 15 de Junho, Nuno Domingos, Vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS), com o pelouro do património cultural, Raúl Violante, Presidente da Junta de Freguesia de Pernes e Ana Isabel Nogueira, tesoureira da Junta, percorreram diversos locais emblemáticos da freguesia.

A visita começou no Rossio, seguindo-se a Igreja da Misericórdia, Torre do Relógio (Antiga Casa da Câmara), Capela de Sto. António, Miradouro e Igreja Matriz.

De tarde, já acompanhados pelo secretário da Junta, João Semião, a visita realizou-se na zona mais baixa de Pernes, nomeadamente, na Ponte da Ribeira, na Casa do Alviela, no Moinho Manuelino, nas Levadas, no Mouchão Parque e quedas de água.

Inserida na estratégica do Município em promover a cultura e o património das freguesias, esta jornada de visitas culminou na sede da Junta de Freguesia com uma reunião onde foram apresentadas e debatidas ideias para revitalizar este património que Pernes possui. Para Nuno Domingos “é muito importante valorizar o património cultural, histórico e natural que esta vila do Concelho tem para oferecer e, neste sentido, a Câmara vai trabalhar em conjunto com a Junta de forma a promover as suas potencialidades e a inclui-la na rota de todos os que visitam o Ribatejo”.

Inicialmente, os investimentos vão ser efectuados na chamada zona alta de Pernes, começando pela colocação de um leitor de paisagem no miradouro, o qual iria permitir a interpretação dos elementos mais significativos do território envolvente, da vila, nomeadamente, incluindo o campo onde ocorreu uma das batalhas aquando das guerras liberais.

Um outro projecto a desenvolver, que se insere nos termos do acordo de governação estabelecido entre os dois partidos que governam o Município, será a criação de um espaço museológico (Centro de Interpretação) na Antiga Casa da Câmara, refletindo sobre a fundação de Pernes e o seu município, bem como o chão do mercado. A ideia passa por além de criar um centro interpretativo neste espaço, tornar acessível e visitável a Torre do Relógio.

Foi também abordada a importância da abertura da biblioteca e da sua dinamização. É importante dar a conhecer o espólio deste espaço aos diversos públicos e isto passa, num primeiro momento, por abrir as portas da Biblioteca e ao mesmo tempo atrair as pessoas através de iniciativas culturais e educativas, para o que o Município e a Junta de Freguesia irão trabalhar num programa próprio.

Em paralelo, outras possibilidades de projetos foram abordadas que estando neste momento dependentes de fatores ainda por resolver, serão alvo de estudo e tratamento em momento oportuno. O objectivo é claramente contribuir para uma vida social e cultural mais densa e preparar o conjunto urbano de Pernes e a sua envolvente para um melhor acolhimento também turístico, permitindo uma melhor promoção da vila de Pernes, em termos patrimoniais.

Leia também...

Tasquinhas já abriram em Rio Maior

As Tasquinhas de Rio Maior abriram hoje as suas portas, prometendo, durante…

Cinco detidos por suspeita de burlas a pessoas idosas

Cinco pessoas foram detidas na segunda-feira, 10 de Maio, por suspeita de…

Azambuja lidera projecto pioneiro de Educação pela Arte

O projecto BE MORE – Educação pela Arte, concebido e testado sob…

Sardoal recebe João Elias Soares na 3.ª edição do “Sardoal ao Piano”

Grandes Concertos por Grandes Pianistas volta a ser o mote da 3.ª…