A cerimónia de entrega dos prémios do concurso “Vamos dar o litro”, promovido pela Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, do Município de Santarém, junto dos Agrupamentos de Escolas, teve lugar na quarta-feira, 21 de Novembro, pelas 15 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Beatriz Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro da Juventude, conduziu a cerimónia e começou por “agradecer a todas as Escolas que participaram neste “Dar o Litro” e que deram efectivamente o litro para que se conseguisse chegar a bom caminho e recolher a maior quantidade de óleos alimentares usados.

Este projecto foi desenvolvido por duas divisões do Município, a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a Divisão de Educação e Juventude. Os prémios que serão entregues às escolas são: primeiro prémio 500 euros, o segundo prémio tem o valor de 300 euros e o terceiro prémio de 200 euros. O que totaliza dois mil euros. Metade deste valor foi comparticipado pelas Águas de Santarém”, parceiro desta iniciativa.

De referir que, este concurso contou com a participação de sete estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Santarém.

Grupo A (Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo)

Primeiro Prémio – Escola Básica de Abrã que participou com 19 alunos.

Segundo Prémio – Escola Básica do Mergulhão, que participou com 137 alunos.

Terceiro Prémio – Escola Básica do Sacapeito, que participou com 179 alunos.

Grupo B (Ensino do 2.º e 3.º Ciclo e Secundário)

Primeiro Prémio – Escola Básica 2,3 D. João II, que participou com 978 alunos

Segundo Prémio – Escola Básica Mem Ramires, que participou com 566 alunos

Terceiro Prémio – Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, que participou com 1069 alunos

Esta Campanha pretende contribuir para o Desenvolvimento Sustentável, em que as necessidades da geração actual não comprometam as necessidades das gerações futuras, pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS2030), nomeadamente o ODS 6 “Água Potável e Saneamento” e o ODS 14 “Vida na Água”, apoiando e fortalecendo a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da Água e do Saneamento, assim como prevenir e reduzir a Poluição dos Recursos Hídricos.

Para contribuir para uma melhor qualidade ambiental, é necessário diminuir a contaminação dos recursos hídricos do concelho, aumentar a Literacia Ambiental, incentivar a separação de óleos alimentares usados (OAU) na comunidade, sensibilizando para a importância de um gesto individual que permite a valorização deste resíduo na Economia Circula. Para além de encaminhar para valorização os OAU recolhidos, para produção de biodiesel, alinhando-se com o preconizado no Plano de Ação Europeu para a Economia Circular. Desta forma, é essencial premiar os estabelecimentos de ensino que, durante o período vigente do Concurso, tenham recolhido a maior quantidade de litros de OAU, por aluno, prevenindo a sua deposição indevida no sistema de saneamento Municipal.

Em suma, o Município de Santarém pretende transformar a Gestão de Resíduos numa verdadeira visão de Economia Circular, posicionando-se enquanto exemplo de boas-práticas Ambientais.

Leia também...

Filipe Martins espera mais um embate de equilíbrio entre Casa Pia e Rio Ave

O treinador do Casa Pia, Filipe Martins, disse hoje esperar um embate…

Alcanena comemora 105 anos de fundação do concelho

O concelho de Alcanena comemora em 2019, 105 anos da fundação do…

Escritores, Romancistas e Etnógrafos

Muitos dos nossos mais inspirados escritores – entre os quais Eça de…

Ministro da Educação defende democratização da cultura através do ensino

O ministro da Educação destacou, esta terça-feira, dia 12, a importância de…