Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Protecção Ambiental, visitou no dia 22 de Novembro, a acção de limpeza e desobstrução no rio Alviela junto da Casa do Alviela, onde estiveram presentes o executivo de Pernes e a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da CMS, bem como a comunidade Pernense.

Esta acção integra um projecto de intervenção fluvial direccionado a situações críticas de risco de inundação numa extensão de 2 Km 230 metros de linhas de água, designadamente na ribeira de Cuba, rio Alviela e ribeira de Cabanas, adjudicada pelo valor de 67.378,50 euros.

A limpeza e desobstrução é uma das componentes da reabilitação fluvial, que inicia o processo de construção de uma Estratégia inovadora para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos a nível local, prosseguindo a recomendação da Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas Naturais e que foi explicada pelo vereador Nuno Russo aos presentes nesta visita.

Nesta matéria de sustentabilidade dos recursos naturais, reforça-se a capacitação do Município, iniciada com o Fundo Ambiental, no âmbito das espécies exóticas e invasoras Aquáticas que se encontra na sua fase de acções de capacitação de equipas municipais de Ambiente.

Outro eixo da política pública local é a candidatura “Alviela 7.7” , submetida no passado dia 29 de Novembro, vocacionada para a “Reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela em Santarém com soluções de engenharia natural, e permitir diminuir o impacte das cheias provocadas pelo rio Alviela”, no âmbito do Aviso convite nº 06 REACT-EU/2021, em sede do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Compete 2020, no valor de 839.626,00 euros.

A visão nesta matéria é executar uma política pública local para os Recursos Hídricos, priorizando e criando redes com Universidades e Institutos de investigação, com a autoridade da Água (APA-ARHTO), as polícias ambientais, e envolvendo as pessoas nas acções de reabilitação e recuperação fluvial para aumentar a literacia ambiental.
A Casa do Alviela é uma referência pela luta da comunidade de Pernes à poluição do rio Alviela e podendo constituir no futuro como um polo de Educação Ambiental.
Um rio ou ribeira é um ecossistema que urge preservar e promover a biodiversidade para garantir o bem-estar humano.

A vivência dos rios é fundamental para a sua preservação e para isso, o Município de Santarém irá publicar a referida Estratégia em 2022 para se criarem as condições favoráveis a projectos ambientais únicos de reconhecimento da comunidade, melhoria da qualidade das massas de água, aumento da biodiversidade e replicáveis no País.

Leia também...

BE pede medidas para resolver derrames poluentes na Resitejo

Uma das lagoas de lixiviados da Resitejo, no Eco Parque do Relvão, no concelho da Chamusca, abateu e provocou um derrame com volume considerável…

Movimento proTejo vai centrar atuação na sensibilização para despoluição dos afluentes do rio

O movimento proTejo vai centrar a sua actuação este ano “na mobilização e sensibilização” dos cidadãos da bacia do Tejo para a despoluição dos…

Município de Rio Maior assina contrato de oito anos com empresa recolha de resíduos sólidos urbanos

O Municipio de Rio Maior assinou esta quarta-feira, 13 de Novembro, um contrato de prestação de serviço na recolha de resíduos sólidos urbanos com…

Coruche acolheu o projecto Zero Waste Economy 4 Youth em Coruche

Coruche acolheu de 1 a 6 de Setembro, no âmbito do Erasmus+, o projecto Zero Waste Economy 4 Youth. O objectivo do evento centra-se…