Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o pelouro da Protecção Ambiental, visitou no dia 22 de Novembro, a acção de limpeza e desobstrução no rio Alviela junto da Casa do Alviela, onde estiveram presentes o executivo de Pernes e a Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da CMS, bem como a comunidade Pernense.

Esta acção integra um projecto de intervenção fluvial direccionado a situações críticas de risco de inundação numa extensão de 2 Km 230 metros de linhas de água, designadamente na ribeira de Cuba, rio Alviela e ribeira de Cabanas, adjudicada pelo valor de 67.378,50 euros.

A limpeza e desobstrução é uma das componentes da reabilitação fluvial, que inicia o processo de construção de uma Estratégia inovadora para a Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos a nível local, prosseguindo a recomendação da Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas Naturais e que foi explicada pelo vereador Nuno Russo aos presentes nesta visita.

Nesta matéria de sustentabilidade dos recursos naturais, reforça-se a capacitação do Município, iniciada com o Fundo Ambiental, no âmbito das espécies exóticas e invasoras Aquáticas que se encontra na sua fase de acções de capacitação de equipas municipais de Ambiente.

Outro eixo da política pública local é a candidatura “Alviela 7.7” , submetida no passado dia 29 de Novembro, vocacionada para a “Reabilitação da rede hidrográfica do rio Alviela em Santarém com soluções de engenharia natural, e permitir diminuir o impacte das cheias provocadas pelo rio Alviela”, no âmbito do Aviso convite nº 06 REACT-EU/2021, em sede do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização Compete 2020, no valor de 839.626,00 euros.

A visão nesta matéria é executar uma política pública local para os Recursos Hídricos, priorizando e criando redes com Universidades e Institutos de investigação, com a autoridade da Água (APA-ARHTO), as polícias ambientais, e envolvendo as pessoas nas acções de reabilitação e recuperação fluvial para aumentar a literacia ambiental.
A Casa do Alviela é uma referência pela luta da comunidade de Pernes à poluição do rio Alviela e podendo constituir no futuro como um polo de Educação Ambiental.
Um rio ou ribeira é um ecossistema que urge preservar e promover a biodiversidade para garantir o bem-estar humano.

A vivência dos rios é fundamental para a sua preservação e para isso, o Município de Santarém irá publicar a referida Estratégia em 2022 para se criarem as condições favoráveis a projectos ambientais únicos de reconhecimento da comunidade, melhoria da qualidade das massas de água, aumento da biodiversidade e replicáveis no País.

Leia também...

Azambuja a caminho da Neutralidade Carbónica

O Município de Azambuja prossegue o seu trabalho com vista à elaboração do “Roteiro para a Neutralidade Carbónica de Azambuja para 2050”. Este projecto…

Partido Ecologista Os Verdes alerta para degradação ecológica do Tejo

Uma comitiva do Partido Ecologista Os Verdes (PEV) colocou uma bandeira negra na margem direita do Tejo, junto à Ribeira de Santarém, sinalizando a…

Fazendas de Almeirim e Paço dos Negros com suspensão de abastecimento de água

Uma reparação de fugas em condutas de abastecimento e na câmara de manobras do reservatório de Fazendas de Almeirim por parte da Águas do…

Ministro do Ambiente refuta “engenharia nasal” do BE sobre má qualidade do Tejo

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, atribuiu ontem a “um exercício de engenharia nasal” as críticas do Bloco de Esquerda (BE) sobre…